Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Isabela Abreu participa da Copa do Mundo, na Hungria

Brasileira encarou disputa acirrada com 79 competidoras de 30 países, ficando em 59º

A brasileira Isabela Abreu encarou uma disputa bem acirrada na terceira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que começou nesta quarta-feira, 1º, na Hungria. A paranaense foi uma das 79 competidoras dos 30 países presentes na qualificação feminina, que abriu o torneio em Szekesfehervar. Isabela foi a 59ª depois de somar 955 pontos, ficando fora da zona de classificação para a final, que reunirá 36 pentatletas na sexta, 3.

Foi a segunda Copa do Mundo seguida que a paranaense que completa 24 anos no próximo dia 22 participa. Após a qualificatória anterior, há 15 dias, na Bulgária, ela seguiu para Budapeste para se preparar para a competição desta semana.

Agora em Szekesfehervar, Isabela e os demais competidoras encararam as disputas no Csitári Emil G. Pool and Beach (natação), no Best Western Plus Lakeside Hotel (esgrima) e no Bregyó Inter-Regional Athletic Center (hipismo e laser-run). Ela não chegou a encarar o hipismo, presente apenas nas finais das disputas do Pentatlo Moderno.

Para chegar aos 955 pontos, a brasileira somou 186 pontos na esgrima, cravou os 2min28s88 no estilo livre da natação (convertidos em 253 pontos) e terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida do laser-run em 13min04s60, que lhe asseguraram 516 pontos.

“Cada competição é sempre um novo desafio e poderá apresentar diferentes obstáculos aos atletas que lá estiverem. O importante é manter o foco na competição, lembrando que cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final”, a brasileira disse, antes da competição.

Brasil-Hungria

A Copa da Hungria segue nesta quinta, 2, com a qualificação masculina. Na sexta, 3, é a vez da final entre as mulheres e no sábado, 4, a final dos homens. O torneio se encerra no domingo, 5, com o revezamento misto.

“Existe um excelente relacionamento entre os pentatletas húngaros e o Exército Brasileiro. Isso possibilitou que eles realizassem, no início deste ano, um camping training na Escola de Educação Física do Exército, com apoio da Comissão de Desportos do Exército. Da mesma forma, fui muito bem recebida no Honvéd, clube de Budapeste ligado às Forças Armadas húngaras, onde pude dar prosseguimento ao meu treinamento”, Isabela comemora o tempo que passou na Hungria.

Atualmente, a paranaense é a líder do ranking nacional da modalidade olímpica. Ela vai representar o Pentatlo Moderno brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Lima 2018, no fim de julho. Na capital peruana, a pentatleta estará ao lado de Ieda Guimarães, Priscila Oliveira, Felipe Nascimento e Danilo Fagundes.

Mais em Pentatlo Moderno