Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Yane Marques ganha dois bronzes no Mundial militar de pentatlo moderno

O Brasil conquistou suas primeiras medalhas no Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde quarta em Warendorf, na Alemanha. Nesta sexta, na disputa feminina, Yane Marques conquistou a medalha de bronze na prova individual. A atleta ficou também com o terceiro lugar por equipes junto com Larissa Lellys e Priscilla Oliveira.

Na prova individual, que reuniu 34 competidoras de 13 países na Escola das Forças Armadas Alemã, Yane teve a mesma pontuação que a medalhista de prata, a russa Svetlana Lebedeva (1.289). No desempate, a adversária levou a melhor. O ouro foi para outra russa, a Ekaterina Khuraskina, prata na Final da Copa do Mundo de 2013, que somou 1.301 pontos. Larissa Lellys foi a 14ª com 1.210 e Priscila Oliveira a 23ª (946).

Para conquistar o bronze individual, Yane começou em sexto na esgrima, ao vencer 24 lutas com a espada e conquistar 243 pontos. Na natação, ela nadou os 200 metros estilo livre em 10º, com o tempo de 2min18s34, que lhe garantiram 285 pontos. No hipismo, ela cometeu apenas uma falta na terceira melhor apresentação nos saltos com o cavalo (293). Já no evento combinado de tiro a laser e corrida ela completou as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de percurso em 14min14s69 (446).

Na prova por equipes, Larissa, Priscila e Yane somaram 3.445 para ficarem com o bronze. O ouro foi para as russas Ekaterina Khuraskina, Svetlana Lebedeva e Anna Savchenko (3.760) e a prata para as lituanas Gintare Venckauskaite, bronze no torneio Campeão dos Campeões de 2015, Lina Batuleviciute e Vilma Juchneviciute (3.599).

A disputa feminina do Mundial Militar da Alemanha também contou com duas medalhistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016: a francesa Elodie Clouvel (prata), que ficou em 10º nesta sexta, e a polonesa Oktawia Nowacka (bronze), última colocada por ter pontuado apenas na esgrima.

O evento também contou com a alemã Anikka Schleu (6ª), ouro do Campeão dos Campeões de 2015; a letã Elena Rublevska (9ª), prata em Atenas 2004; a egípcia Haydi Morsy (26ª), bronze no último Mundial Jovem.

Diferentemente das mulheres, os homens no Mundial Militar da Alemanha tiveram que passar pela qualificação entre eles antes da Final, que será neste sábado. No evento classificatório, que foi disputado no primeiro dia do torneio, na quarta, estiveram presentes 43 pentatletas de 15 países. Somente os 36 melhores avançaram para a grande disputa masculina.

Dentre os finalistas estão dois brasileiros: Felipe Nascimento, que foi o 11º na qualificação com 1.079 pontos; e William Muinhos, 25º (1.072). O Brasil também esteve representado por Luis Magno, que não avançou ao ficar em 39º (1.034).

A disputa masculina do Mundial Militar da Alemanha também conta com o francês Valentin Belaud líder da qualificação e atual campeão Mundial; o alemão Alexander Nobis (9º), prata no último Mundial Militar; e os russos Serguei Karyakin (18º), campeão Mundial de 2010, e Oleg Naumov (8º), campeão Mundial Júnior de 2015;

Depois da Final masculina deste sábado, o Mundial Militar da Alemanha termina suas disputas no domingo, 25, com o revezamento misto. O Brasil também estará presente no último evento.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pentatlo Moderno