Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil terá 11 atletas no Pan e Sul-Americano Jovem e Júnior

Ieda Guimarães é o principal destaque da delegação que conta com atletas com idade entre 14 e 21 anos. A competição vai até domingo (18)

Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br

O Brasil vai marcar presença no Campeonato Pan e Sul-Americano Jovem e Júnior de Pentatlo Moderno, que começa nesta sexta (16), na Argentina. A delegação é formada por 11 pentatletas, que vão competir nos eventos que serão realizados em Magdanela, até domingo (18). Será a segunda vez que a cidade argentina vai sediar um evento da categoria. Em 2016, o Sul-Americano Jovem foi realizado lá, quando o Brasil também levou 11 nomes.

A delegação deste ano terá uma das pentatletas que foi destaque na temporada: Ieda Guimarães. Com apenas 18 anos, ela teve um ano cheio de competições, dentre elas os Jogos Olímpicos da Juventude, no último mês.

A carioca chegou ao torneio olímpico depois de passar por quatro países e três continentes, competindo nos mundiais Júnior e Jovem em agosto e abril, na República Tcheca e em Portugal, respectivamente; e nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, em junho, na Bolívia, onde conquistou a medalha de bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto.

“Apesar de ser longe de Buenos Aires, Magdalena conta com uma ótima estrutura para competições. E como toda competição dá uma experiência para qualquer atleta, não poderia deixar de participar do torneio”, Ieda destaca.

Dos 11 pentatletas da delegação brasileira, oito são do CT que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em locais usados nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Competição terá cerca de 100 atletas

As provas em Magdalena começam pela disputa feminina, nesta sexta (16). No sábado (17) será a vez do evento masculino e no domingo (18), encerrando o torneio, acontecerá o revezamento misto. São esperados cerca de 100 competidores de seis países: Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, Estados Unidos e Uruguai.

O Brasil estará presente em quatro dos seis eventos: desde a categoria Júnior, para atletas de 19 a 21 anos, passando pela Jovem A (17 e 18), a Jovem B (15 e 16), até a Jovem C (13 e 14). Ainda haverá provas nas categorias Jovem D (11 e 12) e Jovem E (10 anos ou menos)

Entre os mais experientes, Larissa Faccin é uma das apostas brasileiras em Madgalena. A paranaense de 17 anos é a atual 10ª colocada no ranking nacional absoluto e no último Brasileiro foi prata na sua categoria, a Jovem A. No Open de Santos, realizado em setembro, ela foi bronze em uma categoria acima da sua, a Júnior.

“Os treinamentos seguiram em um ritmo um pouco fora do habitual, mas acredito que tenha valido a pena. Espero que meu desempenho seja em um nível semelhante ao das outras participantes e como sempre, espero melhorar minhas marcas”, afirma Larissa.

Atleta mais jovem da seleção tem 14 anos

No grupo dos brasileiros mais jovens na competição na Argentina, Marcela Mello, de 14 anos, chega a Magdalena relembrando o Sula de 2016 na cidade argentina, quando também esteve presente.

Oficialmente da categoria Jovem D, Marcela foi vice-campeã Júnior no Brasileiro deste ano, três categorias acima da sua. Neste ano, ela também participou da Copa Parque Olímpico, onde ficou em sexto dentre as 13 competidoras presentes.

“Os treinos de agora foram muito intensos e produtivos. Dei o meu melhor em todos eles e sinto que estou preparada. Nas provas minha expectativa é melhorar minhas marcas em todas as modalidades e, acima de tudo, colocar em prática o que treinei e junto com os outros atletas representar bem o Brasil; se ocorrer tudo certo, conseguir o tão esperado pódio”, Marcela destaca.

Convocação Brasileira para o Pan e Sul-Americano Jovem e Júnior de Pentatlo Moderno

Mulheres
Victoria Marquesini: 20 anos
Ieda Guimarães: 18 anos
Larissa Faccin: 17 anos
Marcela Mello: 14 anos

Homens
Victor Aguiar: 21 anos
Vitor Vaz: 18 anos
Marcelo Saraiva: 19 anos
Matheus Nobre: 17 anos
Matheus Romanelli: 17 anos
Carlos Assis: 16 anos
Nicholas Medeiros: 14 anos

Programação da competição

Sexta-feira (16 de novembro): Eventos femininos
Sábado (17 de novembro): Eventos masculinos
Domingo (18 de novembro): Revezamentos misto

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Pentatlo Moderno