Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tóquio-2020 confirma agenda de competições da Paralimpíada

Paralímpiada está marcada para 24 de agosto a 5 de setembro e poucas alterações foram feitas em relação ao cronograma original

Tóquio-2020 - Paralimpíada de Tóquio-2020 - Jogos Paralímpicos
Paralimpíada vai acontecer de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021 (Divulgação/Tokyo2020)

O Comitê Organizador de Tóquio-2020 confirmou nesta segunda-feira a agenda de competições da Paralimpíada, após o adiamente dos Jogos para 2021, por causa da pandemia de coronavírus.

Em abril, após a definição da nova data, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) disseram que pretendiam manter o novo cronograma da competição o mais semelhante possível ao original. Portanto, existem apenas algumas alterações em relação ao planejado para este ano, com alguns eventos tendo horários de início e término diferentes por razões operacionais.

+Brasil completa 100 anos de história nos Jogos Olímpicos

“O anúncio da agenda de competições de Tóquio 2020 é sempre um marco fundamental para todos os Jogos Paralímpicos. Com pouco mais de um ano, os atletas agora podem ver quando estarão competindo. E os espectadores podem começar a planejar quais eventos querem assistir pessoalmente ou assistir na televisão”, disse o brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC.

Agenda cheia

Com 539 eventos em 22 esportes disputados em 21 locais, os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro. As primeiras medalhas serão concedidas, assim, um dia depois da Cerimônia de Abertura, em 25 de agosto no paraciclismo feminino. Além disso, 24 medalhas de ouro no total estarão em jogo neste dia: 16 na natação, quatro na esgrima em cadeira de rodas e quatro em ciclismo em pista.

Os fãs poderão assistir aos tradicionais esportes, como atletismo e natação, durante todo o período dos Jogos de Tóquio. Eles estão agendados para todos, exceto dois dos 12 dias de competição.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Quanto aos horários, o Comitê Organizador ressaltou que “os eventos foram agendados em horários familiares, que permitirão que o maior número possível de pessoas os assistim”. As últimas sessões em 18 dos 22 esportes estão programadas, então, para terminar antes ou às 22h, no horário local (10h de Brasília).

“Estamos felizes por esta agenda ter sido finalizada tão rapidamente após o adiamento e seguir novamente os horários adequados para o público familiar se envolver com os Jogos Paralímpicos”, completou Parsons.

Domingo de ouro

No meio da Paralimpíada, em 29 de agosto, serão realizados 63 eventos de medalhas, a maior quantidade de premiações entre todos os outros dias. Serão, portanto, 20 eventos finais no atletismo; quatro no triatlo; quatro no remo; 13 na natação e cinco no judô, além da final do rugby em cadeira de rodas.

No dia 5 de setembro acontecerá a Cerimônia de Encerramento, além de 15 eventos finais: maratona masculina e feminina; badminton; basquete masculino em cadeira de rodas; vôlei feminino e tiro. O último evento de medalhas da Paralimpíada de Tóquio-2020 será, assim, o basquete masculino em cadeira de rodas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia