Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Zanardi é transferido a centro de reabilitação neurológica

Após a suspensão da sedação, o atleta apresentou estabilidade clínica e seguirá a recuperação em centro de excelência

Alessandro Zanardi - Zanardi acidente
Zanardi é bicampeão paralímpico (Instagram/zanardiofficial)

Após pouco mais de um mês desde o grave acidente em uma prova amadora de paraciclismo, o bicampeão paralímpico Alessandro Zanardi foi transferido para um centro especializado em reabilitação neurológica nesta terça-feira (21), localizado na região da Lombardia.

“O atleta está há mais de um mês em nosso hospital e foi submetido a três delicadas cirurgias. Mostrou estabilidade em suas condições clínicas e dos parâmetros vitais, que permitiram a redução e suspensão da sedação e a consequente possibilidade de ser transferido para a necessária reabilitação neurológica”, explicou o diretor geral do hospital Maria alle Scotte, Valtere Giovannini.

O diretor geral pontuou ainda que sua equipe médica seguirá à disposição “dessa pessoa extraordinária e de sua família para futuras novas fases de desenvolvimento clínico”.

Zanardi sofreu um grave acidente no dia 19 de junho durante uma prova de paraciclismo, idealizada por ele. Ele perdeu o controle de sua bicicleta e se chocou de frente com um caminhão que subia pelo outro lado da pista.

Desde então, Zanardi passou por três cirurgias neurológicas e de reconstrução dos ossos da face. Ele foi mantido em coma induzido até o dia 16 de julho.

Carreira de Zanardi

Antes de entrar para o ciclismo paralímpico, Alessandro Zanardi teve passagem discreta pela Fórmula 1. Na sequência, e destacou na CART, uma categoria dissidente da Indy, sendo bicampeão em 1997 e 1998.

Em 2001, no entanto, ele sofreu um outro grave acidente, quando bateu no muro e ficou atravessado na pista. Zanardi foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani e teve as pernas comprometidas. Foi submetido a diversas cirurgias e precisou amputá-las acima do joelho. Assim, em 2007 ele começou a competir no paraciclismo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em Londres-2012, Zanardi conquistou três medalhas (duas de ouro e uma de prata) e se tornando o maior campeão do ciclismo paralímpico. Na Rio-2016, ele repetiu o feito repetiu o feito, faturando o mesmo número de medalhas que nos Jogos passados, totalizando quatro ouros e duas pratas em Paralimpíadas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia