Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Basquete em CR ganha prazo maior para regularizar atletas

Fora dos padrões da classificação funcional do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), basquete em CR corria risco de sair de Tóquio-2020

Brasil vence Argentina no basquete em CR e vai para Tóquio 2020 (Enriqe Cuneo/Lima 2019)

Por causa da pandemia, o IPC (Comitê Paraolímpico Internacional) concedeu um prazo maior para a IWBF (Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas) se ajustar às regras de classificação funcional dos atletas. Sem essa reavaliação, o basquete em CR poderia até ficar de fora da Paralimpíada de Tóquio-2020.

E para se ter uma ideia do imbróglio, segundo o IPC, atualmente, o basquete em CR está fora do programa paralímpico de Paris-2024.

Tudo como manda a regra

Em janeiro de 2020, o Conselho de Administração do IPC decidiu tomar medidas contra a IWBF e sua não conformidade com o Código de Classificação de Atletas. O prazo para essa reavaliação era até 29 de maio de 2020 e foi estendido até dia 1 de agosto.

Para garantir a conformidade, a IWBF implementou o plano de ação acordado pelo IPC, que incluiu uma revisão completa dos Regulamentos de Classificação da IWBF. Outra medida adotada foi a reavaliação de todos os atletas previamente classificados funcionalmente.

Contudo, a pandemia atrapalhou esses procedimentos, que não teriam seus resultados a tempo. As restrições impostas em muitos países do mundo dificultaram o acesso aos prestadores de serviços médicos, que são responsáveis pelas classificações funcionais.

Reatualização da classificação funcional

Para se enquadrar nas regras do IPC, a IWBF, nos últimos meses, tem trabalhado com 14 federações nacionais para a verificação da elegibilidade de todos os jogadores de basquete em cadeira de rodas com classes esportivas 4.0 e 4.5. Essas classes já podem competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Segundo a IWBF, 75% dos atletas já com a vaga garantida para competirem no basquete em CR foram tiveram suas classificações funcionais reavaliadas.

Basquete em CR ganha prazo para regularizar classificação funcional
Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

Como funciona

A classificação funcional no basquete em CR possui quatro classes principais, 1, 2, 3 e 4, sendo 1 para atletas com grande deficiência e 4 para pequena deficiência. Há ainda classes intermediárias, representadas por 0.5, quando os atletas não se enquadram inteiramente em uma classe principal.

As classes são definidas de acordo com o “volume de ação” dos jogadores. Cada classe tem um volume máximo de ação claramente definido, que o jogador pode exibir. O volume de ação refere-se aos extremos aos quais a estabilidade do tronco de um jogador lhe permite alcançar, sem segurar a cadeira de rodas, antes de desequilibrar.

Um time, somando a classificação funcional dos cinco atletas em quadra, pode, no máximo, chegar a 14.

Mais em Paralimpíada Todo Dia