Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

IPC define novas regras de qualificação em 11 modalidades

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão programados para acontecer entre os dias 24 de agosto e cinco de setembro de 2021

IPC definiu novas regras para a qualificação paralímpica aos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Petrúcio Ferreira já está garantido nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Heusi Action/Gabriel Heusi/Divulgação)

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) definiu os novos critérios para a qualificação paralímpica nesta quinta-feira (7) em 11 das 22 modalidades no programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. São elas atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, natação, remo, tiro com arco, tiro esportivo e triatlo. Juntos, esses esportes representam quase 3 mil das 4,4 mil vagas disponíveis para atletas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Nas próximas semanas, o IPC deve divulgar os novos critérios de qualificação paralímpica para os demais. A entidade e as federações internacionais esperam ter o conjunto completo de regulamentos publicados até o final de maio de 2020. O documento completo pode ser visualizado através deste link.

Vale ressaltar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e as Confederações nacionais estabelecem critérios específicos, sempre respeitando as regras internacionais, para convocar os atletas que farão parte da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Aumento do período para índices

IPC definiu novas regras para a qualificação paralímpica aos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Daniel Dias é esperança de medalha para o Brasil em Tóquio (Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br)

Com a paralisação da maioria das competições que valem qualificação paralímpica ao redor do mundo, o IPC decidiu prolongar o período para obtenção de índices na natação e no atletismo até o dia 1º de agosto de 2021. Modalidades que teriam as classificações definidas através de seletivas seguem aguardando novas datas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.  

Até o início mais drástico da disseminação do coronavírus, em março, o Brasil havia conquistado a qualificação paralímpica em 14 modalidades: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, parataekwondo, remo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado (feminino e masculino).

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão programados para acontecer entre os dias 24 de agosto e cinco de setembro de 2021. Na última edição, no Rio de Janeiro, o Brasil terminou na oitava colocação do quadro geral de medalhas, com 14 ouros, 29 pratas e 39 bronzes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia