Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Comitê Paralímpico apresenta atletas do Time São Paulo 2020

Atletas e o governador João Doria compareceram ao evento de lançamento nesta segunda-feira

Time São Paulo contará com 63 atletas em 2020 (Foto: Divulgação)

O Comitê Paralímpico Brasileiro apresentou nesta segunda-feira (9) o Time São Paulo Paralímpico de 2020. Um total de 63 atletas além de mais dois atletas-guia receberão o apoio do governo do estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento foi realizado no Palácio das Bandeiras, sede do Governo do Estado e contou com a presença de boa parte desses atletas, além de outras autoridades como o governador de São Paulo, João Doria.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que esse Time São Paulo terá um extraordinário desempenho, pois são atletas preparados e organizados no seu treinamento, na sua formação e no seu condicionamento para vencer”, declarou o governador.

Ao todo, o Time São Paulo de 2020 contará com 63 atletas, que disputam 11 modalidades paraolímpicas: Atletismo, Judô, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Triatlo, Bocha, Ciclismo, Canoagem e Taekwondo.

Entre os atletas que fazem parte da equipe estão nomes de peso do esporte, como os nadadores Daniel Dias, detentor de 14 ouros paralímpicos, e Edênia Garcia, dona de três medalhas paralímpicas.

“O papel do Time São Paulo vai além dos resultados. Eu acredito que ele possui um papel fundamental para a sociedade que é mostrar para aquela criança que vê um atleta paralímpico conquistar uma medalha que ela pode também se tornar um atleta, o que é mais possibilidade dela atuar como um cidadão”, declarou Edênia Garcia, em discurso representando os atletas presentes.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Criado em 2011, o Time São Paulo Paralímpico é uma parceria entre o governo estadual e o CPB que visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao estado de São Paulo.

“O Time São Paulo é um time que fez a diferença. Hoje nós estamos aqui para relembrar tudo o que nós já fizemos, como todas as medalhas que trouxemos para o Brasil, e ressaltar todo o trabalho que vem sendo feito para que nossos atletas possam continuar sendo fantásticos como sempre foram”, disse Célia Leão, secretária do estado dos direitos da pessoa com deficiência.

Além de apresentar a equipe, o evento também apresentou a formalização de um curso à distância para professores de educação física e de educação especial que desenvolvem atividades físicas com crianças com deficiência em prol da inclusão.

“Em junho do ano passado o governador estabeleceu um compromisso importante para capacitar todos os professores de educação física do estado para atenderem os alunos com deficiência que chegarem às escolas. Hoje podemos anunciar o surgimento de mais de 10 mil vagas para o curso de capacitação desses profissionais”, comemorou Mizael Conrado, presidente do CPB.

O curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte – SP” será oferecido de abril a junho deste ano, proposto pela Universidade Federal de Uberlândia e executado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com o Programa Impulsiona Educação Esportiva.

Mais em Paralimpíada Todo Dia