Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

16 atletas participam de treino intensivo para Tóquio

Este é a primeira sessão de treinos especiais intensivos no CPB programados até agosto visando as Paralimpíadas

Marliane Santos
(Foto: Alê Cabral/CPB)

As Paralimpíadas de Tóquio está bem próxima e o Brasil busca superar o bom desempenho da última edição, quando o tênis de mesa conquistou quatro medalhas. A comissão técnica da Seleção Brasileira programou, até agosto, cinco sessões de treinamento especial intensivo no Centro Paralímpico Brasileiro. A primeira acontece nesta semana, com encerramento no sábado (22), e a presença de 16 atletas.

Os demais períodos de treinamento ocorrem depois da confirmação dos atletas classificados, já que a seletiva final acontece em abril, na Eslovênia. Por enquanto, os cinco medalhistas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos estão classificados: Joyce Oliveira (classe 4 feminino), Danielle Rauen (classe 9 feminino), Paulo Salmin (classe 7 masculino), Luiz Manara (classe 8 masculino) e Carlos Carbinatti (classe 10 masculino).

Outros devem garantir vaga pelo ranking mundial, mesmo que não se classifiquem na seletiva. Cátia Oliveira (classe 2 feminino), Bruna Alexandre (classe 10 feminino) e Israel Stroh (classe 7 masculino) estão neste grupo.

+Rúgbi em CR faz ajustes finais para qualificatório olímpico

Segundo o coordenador da Seleção paralímpica, Paulo Molitor, o grupo de atletas que estão treinando no CPB foi definido de acordo com a projeção de possibilidades para Tóquio e também após os Jogos. “Temos os que já estão classificados, os que estão brigando por vaga e um ou outro com um nível bom que já estamos pensando no futuro. Com isso há uma mescla de jogadores com nível técnico diferente, bolas diferentes e o mais importante, estilos diferentes”, explicou.

A comissão técnica da Seleção buscou realizar um trabalho diferenciado do que os atletas fazem no dia a dia, projetando maiores dificuldades para os jogadores.

“Dentro do treinamento estamos colocando todos para treinar com todos. Como escolhemos os jogadores pelo nível técnico, então podemos aproveitar para todos eles terem treinos com bolas diferentes. Estamos fazendo parte do desenvolvimento de preparação de volumes com finalizações, somente jogadas, lançamento e partidas, na parte de mesa. Tivemos também um trabalho de prevenção com a fisioterapeuta, além da academia para os atletas que já estão fazendo regulamente em seus clubes”, destacou Molitor.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Confira A lista de atletas que treinam no CPB:

Cadeirantes:
Welder Knaf – Classe 03
Marliane Santos – Classe 03
Michel Lima – Classe 03
Fábio Silva – Classe 03
Guilherme Costa – Classe 02
Iranildo Espíndola – Classe 02
Joyce Oliveira – Classe 04

Andantes:
Paulo Salmin – Classe 07
Israel Stroh – Classe 07
Jennyfer Parinos – Classe 09
Bruna Alexandre – Classe 10
Danielle Rauen – Classe 09
Carlos Carbinatti – Classe 10
Luiz Filipe Manara – Classe 08
Gabriel Antunes – Classe 10
Cláudio Massad – Classe 10

Mais em Paralimpíada Todo Dia