Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Centro Paralímpico recebe Camping Escolar

Entre os atletas convocados para o Camping Escolar está Sophia Kelmer, que já participou da Seletiva Olímpica de tênis de mesa

Centro de Treinamento Paralímpico recebe Camping Escolar
Foto: Alê/Cabral

Até o dia 05 de fevereiro, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sedia o Camping Escolar Paralímpico, projeto que tem como objetivo proporcionar a jovens atletas a vivência da rotina de um atleta de alto rendimento. Entre os três mesa-tenistas convocados para o Camping está Sophia Kelmer. Recentemente, a atleta de apenas 12 anos foi convidada para competir na Seletiva Olímpica de tênis de mesa.

Sophia tem hemiplegia direita, ou seja, paralisia cerebral que afeta o lado direito do seu corpo provocada no momento do seu nascimento. “A minha mãe é fisioterapeuta, então quando eu tinha apenas quatro meses, ela começou a perceber que eu tinha algo de diferente. Com cinco meses, comecei na fisioterapia. Eu consigo fazer alguns movimentos desse lado, mas é difícil. Faço fisioterapia duas vezes por semana, para conseguir sempre melhorar”, explica.

Aos oito anos a carioca começou a jogar ping pong com o auxílio do seu pai. Mudou de escola e vencia de todos os colegas. Foi então que entrou em uma escolinha de tênis de mesa e seu técnico viu que tinha potencial e ela começou a competir.

Recentemente, Sophia recebeu o convite para participar da Seletiva Olímpica de tênis de mesa: “A experiência foi muito gratificante porque, no paralímpico, só a Bruna Alexandre consegue chegar até o Olímpico e eu também cheguei. Consegui fazer jogos muito bons, mas não consegui a vaga. Só de estar na seletiva já valeu para mim.”

Os participantes do Camping Escolar foram selecionados nas Paralimpíadas Escolares 2019, que ocorreram em novembro também no CT Paralímpico. Podem participar desta competição atletas de 12 a 17 anos. Na última edição, o evento contou com cerca de 1.220 competidores, dos quais 117 foram convocados para participar do Camping.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Ser convocada para o Camping foi uma alegria enorme porque treinar com a Seleção e com os técnicos da Seleção é incrível. Estou adorando, fazendo novas amizades não só do tênis de mesa como de todos os esportes e é uma experiência muito importante porque eu estou sozinha, sem ninguém da família”, comenta a atleta que conquistou ouro no individual e prata nas duplas nas Paralímpiadas Escolares de 2019.

E com tantas conquistas, ela já imagina a possibilidade de ser da Seleção: “Eu já tentei vários esportes e me achei no tênis de mesa. Hoje é uma coisa que eu me sinto muito feliz em fazer. Eu treino todos os dias e estou conquistando muitas coisas. Quero continuar para quem sabe ir para a Seleção e conquistar ainda mais coisas no esporte.”

Na primeira edição do Camping, houve treinamento apenas de atletismo e natação e foram atendidas 34 crianças. Já em 2019, o projeto passou a contemplar todas as modalidades das Paralimpíadas Escolares: basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, assim foram reunidos 98 atletas. Este ano, o parabadminton passou a integrar o programa do Camping. Os atletas realizam dois encontros no CT Paralímpico, um em janeiro e o outro em junho. A próxima etapa desta edição será de 23 de junho a 1º de julho.

Mais em Paralimpíada Todo Dia