Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Circuito de Brasília revela talento nos 100m rasos

Yuri Rodrigues de 20 anos é uma das apostas da equipe técnica do CPB para a continuidade da potência brasileira na classe T47 (para amputados de braço). As disputas em Brasília seguem até este domingo, 2, com 527 atletas

Na manhã deste sábado (1), o jovem goiano Yuri Luiz Rodrigues, 20, venceu os 100m da classe T47 (para amputados de braço) no Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa, em Brasília. As disputas de atletismo acontecem no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e contam com a participação de 292 atletas. A etapa Centro-Leste também recebe 137 halterofilistas e 98 nadadores. 

Esta é a primeira parada da principal competição nacional das três modalidades. Ao todo, 527 atletas de 10 estados e o Distrito Federal estão inscritos. As provas seguem até este domingo (2).  

Yuri (APARU Uberlândia) sagrou-se campeão dos 100m T47 com o tempo de 11s70. Essa marca lhe rendeu um índice técnico competitivo (ITC) de 91,36%. O ITC é o cálculo feito do porcentual que o atleta está próximo ao índice A para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na prova/classe, que neste caso é 10s69. Os índices foram estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Confira aqui os índices do atletismo para Tóquio. 

Natural de Catalão, Goiás, o jovem desponta numa classe em que o Brasil é uma potência mundial. No Mundial de Dubai, em novembro, o pódio dos 100m foi verde e amarelo com o paraibano Petrúcio Ferreira, o carioca Washington Júnior e o alagoano Yohansson Nascimento, respectivamente. Na ocasião, Petrúcio estabeleceu o novo recorde mundial da prova (10s42) e se tornou o atleta paralímpico mais rápido do mundo. 

 O velocista teve um início de temporada diferente. Ele foi convidado pelo técnico-chefe do atletismo no CPB, Amauri Veríssimo, para passar algumas semanas treinando no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desde o início de janeiro, Yuri treina ao lado de Washington Júnior e Yohansson Nascimento, prata e bronze, respectivamente, no Mundial de Dubai. 

“Eu sempre fui fã do Yohansson e treinar com ele foi uma experiência incrível! Ele me deu muitos conselhos. Treinar com os medalhistas mundiais me puxa muito e a estrutura do CT Paralímpico é maravilhosa!”, relatou o atleta que amputou o braço direito acima do cotovelo aos 14 anos.

 Yuri sofreu uma fratura exposta do antebraço direito ao cair do cavalo enquanto cavalgava na zona rural. A cela se soltou e o adolescente caiu. No hospital, teve o braço engessado o que ocasionou uma infecção e logo depois a amputação do membro. 

“Eu tinha vergonha de sair na rua, depois da amputação. O esporte me ajudou a ver que existem outras deficiências e que a vida continua”, contou Yuri. 

O nadador medalhista paralímpico e parapan-americano, também de Catalão, Ruiter Gonçalves, foi quem o apresentou o paradesporto, em 2016. “Eu vi uma reportagem do Ruiter na TV e entrei em contato com ele pelas redes sociais. Ele perguntou se eu gostava de nadar, mas eu respondi que gostava mesmo era de correr. Ele me levou a um clube local para começar a treinar”. 

Na natação, o brasiliense e campeão mundial Wendell Belarmino (S11) disputou os 400m livre e fechou a prova com 5min56s33. Ele ainda disputará os 50m e100m livre, 100m peito e 200m medley. Os tempos do atleta serão homologados mas não valem medalha, já que o nadador já está classificado para as etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa. 

As provas da fase Regional Centro-Leste seguem na tarde deste sábado, 1º, com as três modalidades e se encerram na manhã deste domingo. 

Logo após a fase regional do Circuito Loterias Caixa de Brasília, Vitória, no Espírito Santo, receberá a regional Rio-Sul, que contará com disputas de atletismo e natação (7 e 8 de fevereiro). Recife sediará a etapa Norte-Nordeste com as três modalidades (14 e 15 de março). A quarta e última etapa regional acontece no CT Paralímpico, em São Paulo (4 e 5 de abril). 

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas regionais garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa, que serão realizadas em São Paulo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia