Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasília recebe Regional Centro-Leste do Circuito Brasil

As disputas contarão com mais de 500 atletas e terá presença de medalhista paralímpico na Rio 2016 em busca de índice para Tóquio 2020

Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai
(Ale Cabral/CPB/arquivo)

A etapa Regional Centro-Leste do Circuito Brasil de atletismo, halterofilismo e natação paralímpica será realizada entre sábado (1º) e domingo (2), em Brasília. É a primeira parada na temporada 2020 da principal competição nacional das três modalidades.

Ao todo, 527 atletas de 10 estados e o Distrito Federal estão inscritos. Além de representantes do Centro-Oeste do país, vêm gente de Minas Gerais e de três estados do Norte: Acre, Rondônia e Tocantins.

No atletismo, 292 atletas participam do Regional Centro-Leste, sendo que treze deles disputam o Desafio CPB/CBAt na sexta-feira (31), no Centro Integrado de Educação Física. O halterofilismo conta com 137 levantadores e a natação tem 98 nadadores incritos.

Dentre os inscritos está o nadador Ruan Souza, classe S10, bronze no revezamento 4x100m medley 34 pontos nos Jogos do Rio 2016. O representante do Praia Clube de Uberlândia (Minas Gerais), nadará os 100m peito e os 200m medley.

“O Regional será importante na minha preparação para disputar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Quanto mais competições eu fizer até o Open, que é a seletiva para os Jogos, melhor”, disse o nadador.

O campeão mundial nos 50m livre S11 em Londres, o brasiliense Wendell Belarmino, também participará do Regional Centro-Leste com o intuito de ganhar ritmo de competição visando os Jogos de Tóquio. Ele nadará os 50m,100m e 400m livre, 100m peito e 200m medley.

+ SIGA O OTD OFICIAL NO TWITTER

Regional Sul

Após Brasília, o Circuito Brasil vai para Vitória, no Espírito Santo, onde será realizado a regional Rio-Sul, com atletismo e natação, em 7 e 8 de fevereiro. Recife sediará a etapa Norte-Nordeste com as três modalidades (14 e 15 de março). A quarta e última etapa regional acontece no CT Paralímpico, em São Paulo (4 e 5 de abril).

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nas regionais garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa, que serão realizadas em São Paulo.

+ Lauro Chaman termina em 11º lugar no Mundial de Paraciclismo

Em março, o CT Paralímpico receberá o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. O evento compõe o circuito internacional das modalidades do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) – Grand Prix no atletismo e Wold Series na natação – e é a principal competição do primeiro semestre para obtenção dos índices mínimos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Circuito Brasil – Regional Centro-Leste

Data: 1º e 2 de fevereiro
Sábado (1º/02) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (02/02) – 8h às 12h
Cidade: Brasília (DF)
Locais:
Atletismo – CIEF – Centro Integrado de Educação Física. End: SGAS I SGAS 907 – Asa Sul, Brasília – DF
Halterofilismo e Natação – CECAF – Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico. End: SPS Qd. 4 Lt. 5 Brasília, DF

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia