Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Após câncer, Luiza Fiorese mira Tóquio com o vôlei sentado

No vôlei sentado a menos de um ano, Luiza Fiorese reencontrou-se para a vida

Alê Cabral/CPB

Treze jogadoras de vôlei sentado foram convocadas para a primeira fase de treinamento visando Tóquio 2020. Uma delas pratica o esporte há menos de um ano e, com ele, reencontrou-se para a vida.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Luiza Fiorese, 22 anos, nasceu em Venda Nova do Imigrante, no interior do Espírito Santo. Aos 15 anos, ela teve um osteossarcoma no fêmur esquerdo e precisou substituir parte dos ossos da perna por uma endoprótese. A atleta praticava handebol, mas parou devido ao tratamento médico. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar jornalismo.

“Quando o meu médico me proibiu de jogar, pareceu que ele arrancou uma parte de mim. Criou um vazio, eu queria ser atleta, ser da Seleção desde criança. Eu achei que isso não seria mais possível. Agora, eu vivo esse sonho e ele tem mais valor, pois tem muita história e luta por trás”, comentou Luíza.

Em novembro de 2018, uma das jogadoras da Seleção Brasileira de vôlei sentado viu a Luiza em um programa de televisão e entrou em contato com ela pelas redes sociais. Neste período, a capixaba havia feito duas cirurgias e, em março, aceitou o convite para conhecer a modalidade.

Logo, o técnico da Seleção feminina conheceu a atleta e a chamou. “Ele foi visionário, quis me convocar para me moldar. Ele me viu treinar e ficou surpreso. Disse para eu ir para Goiânia treinar pois eu tenho chance de ir para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Eu nem acreditei na hora. Larguei tudo em Belo Horizonte, tranquei a faculdade e me mudei para Goiânia para me dedicar 100% ao esporte”, relatou a atleta que tem 1,77m de altura.

Luiza frequenta o Centro de Referência Paralímpico de Goiás. Este é o projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que amplia a promoção da prática do esporte paralímpico da iniciação ao alto rendimento. Já foram abertos sete centros. Além de Goiânia, também há unidades no Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Roraima e Distrito Federal. O Comitê irá inaugurar outros sete Centros de Referência em 2020.

O Brasil já possui vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. As vagas foram garantidas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que a Seleção masculina foi campeã e a feminina conquistou a prata.

A equipe feminina de vôlei sentado ficará no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até este sábado, 25. A Seleção masculina também realiza sua primeira etapa de treinos no mesmo período.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia