Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil tem 14 modalidades classificadas para Tóquio

Futebol de cinco, tiro esportivo, vôlei sentado, tênis de mesa, canoagem, natação já possuem representantes na Paralimpíada

Entre 25 de agosto e 6 de setembro, acontecerá em Tóquio 2020, Japão, a maior edição dos Jogos Paralímpicos de todos os tempos em termos de performances esportivas. Ao todo, serão 539 cerimônias de premiação em 22 modalidades que mobilizarão cerca de 4.400 atletas. A estimativa é de que a delegação brasileira seja composta por 415 pessoas entre atletas e comissão técnica. Até o momento, o Brasil já assegurou 117 vagas em 14 modalidades para o maior evento paradesportivo do mundo na capital japonesa.

Em seu Planejamento Estratégico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu como meta manter-se entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos. O objetivo para Tóquio 2020 é participar com ao menos 18 modalidades e conquistar de 60 a 75 medalhas.

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil arrecadou 72 medalhas no total: 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. O resultado, com o maior número de láureas já conquistadas pelo país em uma edição dos Jogos, deixou a delegação brasileira na oitava colocação no quadro geral de medalhas.

A Seleção Brasileira de futebol de 5 foi a primeira a carimbar o passaporte para a capital japonesa, em junho de 2018, na Espanha, ao tornar-se campeã mundial pela quinta vez. Em seguida, foi a vez do goalball. Na Suécia, o time masculino foi campeão mundial, enquanto o feminino ficou com o bronze. O resultado classificou as equipes para as disputas na capital japonesa. Ainda em 2018, o ciclismo de pista e de estrada garantiram quatro vagas no total, obtidas por meio do ranking mundial.

A primeira vaga conquistada em 2019 foi do tiro esportivo, na etapa de Al Ain da Copa Mundo da modalidade, nos Emirados Árabes Unidos.

Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, a delegação brasileira realizou uma campanha histórica. O Brasil alcançou a inédita marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Foi também no Parapan que as Seleções masculina e feminina de vôlei sentado garantiram vaga em Tóquio, ao arrematarem ouro e prata, respectivamente. Cinco atletas do tênis de mesa também conquistaram as únicas vagas que são nominais até então: Carlos Carbinatti (classe 10); Danielle Rauen (classe 9); Luiz Manara (classe 8); Paulo Salmin (classe 7) e Joyce de Oliveira (classe 4).

A performance brasileira durante os Campeonatos Mundiais que aconteceram em 2019 foi decisiva para a obtenção de mais vagas em Tóquio. Em junho, o tiro com arco garantiu sua primeira vaga, no campeonato que aconteceu na Holanda. Na Húngria, em agosto, a canoagem somou mais quatro vagas para o Brasil. No mesmo mês, na Áustria, foi a vez do remo assegurar três vagas.

No Mundial de Natação, Londres, logo na sequência após o Parapan de Lima, os nadadores arremataram sete vagas. Já em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro, o atletismo conquistou 35 vagas, sendo 23 masculinas e 12 femininas. Antes disso, a modalidade já tinha garantido uma vaga no Mundial de Maratona, em Londres.

A bocha garantiu nove das dez vagas disponíveis para os Jogos durante a etapa das Américas da BISFed, no CT Paralímpico, em São Paulo.

Novas modalidades
Na próxima edição dos Jogos, duas modalidades farão suas estreias no programa de competições: o parabadminton e o parataekwondo. Ambas estrearam também nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Na capital peruana, o parabadminton conquistou sete medalhas (três ouros, três pratas e um bronze). O parataekwondo arrecadou cinco (dois ouros, duas pratas e um bronze). A última modalidade já tem uma vaga garantida em Tóquio, conquistada pelo ranking da federação internacional de parataekwondo.

Para se preparem para os Jogos Paralímpicos, o Brasil terá um período de aclimatação, a partir de 3 de agosto, em Hamamatsu, cidade localizada na província de Shizuoka, 260 km ao sul de Tóquio. Com cerca de 790 mil habitantes, Hamamatsu abriga a maior colônia brasileira no Japão, o que motivou o município a interessar-se em receber a delegação nacional. As modalidades que usarão a cidade para preparação são atletismo, bocha, canoagem, esgrima em CR, futebol de 5, goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, parabadminton, paratekwondo, tênis em CR, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Mais em Paralimpíada Todo Dia