Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de taekwondo convocada para tentar vaga em Tóquio

Foram convocados três paratletas que vão disputar o qualificatório marcado para março na Costa Rica

Seleção convocada para o qualificatório Pan-Americano de parataekwondo visando Tóquio 2020
(Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB)

Já estão convocados os três brasileiros que vão disputar o qualificatório Pan-Americano de parataekwondo que será realizado em Heredia, na Costa Rica, em 10 de março. Vão uma no feminino e dois no masculino, visando classificação para Tóquio 2020.

O qualificatório Pan-Americano de parataekwondo é a última oportunidade no continente de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Somente o primeiro colocado por categoria garante participação no Japão.

O time brasileiro conta com três representantes porque Débora Menenzes já conquistou a primeira a vaga brasileira da modalidade pelo ranking paralímpico da Federação Internacional – World Taekwondo. A atleta iniciou a temporada 2020 com a segunda colocação da categoria acima de 58 quilos, da classe K44 (amputados de braço).

+ Visando Tóquio, Seleção de judô paralímpico vai à Europa

Assim como em Tóquio 2020, o qualificatório Pan-Americano de parataekwondo tem apenas categorias paralímpicas das classes K44 e K43, de forma agregada.

“A escolha foi feita por meio de critérios pré definidos, em que foram avaliados aspectos da parte técnica, física, rendimento em competições e confronto direto, quando houvesse”, explicou o coordenador técnico de Paratekwondo da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), Rodrigo Ferla.

“A seleção vai forte, em busca de mais três vagas para Tóquio 2020. Entre os nossos três atletas convocados, temos dois campeões dos Jogos Parapan-Americanos e todos eles têm reais condições de atingir o objetivo”, completou Ferla sobre o qualificatório Pan-Americano de parataekwondo.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

Convocados

Parataekwondo Feminino
Silvana Mayara Cardoso (58kg)
Classe K 44
Idade: 19 anos
Histórico: Campeã dos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 e Campeã Brasileira 2019

Parataekwondo Masculino
Nathan Torquato (61kg)
Classe K 44
Idade: 19 anos
Equipe: Santos Tkd Team
Histórico: Campeão dos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, Africa Open 2019, U.S. Open 2019 e Campeonato Brasileiro 2019 e 2018.

Bruno Rodrigues Mota (75kg)
Classe K 44
Idade: 23 anos
Equipe: Nascimento Team
Histórico: Campeão Brasileiro 2019 e Bronze nos Campeonato Pan-Americano Aberto

Staff do qualificatório Pan-Americano
Técnicos: Rodrigo Ferla e Alan Nascimento
Analista de desempenho: Paula Avakian
Fisioterapeuta: Elisa Pilarski

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia