Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Em ano de Jogos, CT Paralímpico receberá mais de 200 eventos

Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo abrigará eventos nacionais e internacionais de 17 modalidades a partir de janeiro, e receberá as fases de treinamento das Seleções para os Jogos de Tóquio

Eventos, como de atletismo, no Centro Paralímpico Brasileiro
(Daniel Zappe/CPB/MPIX)

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá pelo menos cerca de 200 eventos de 17 modalidades em 2020. O número deve crescer, já que há eventos que são confirmados durante o ano.

As atividades do CT Paralímpico retornaram na terça (7) e os centros de referências, que reúnem alguns dos brasileiros mais bem colocados no ranking mundial em suas respectivas provas, utilizam as estruturas para treinamentos e avaliações.

A primeira competição desta temporada na casa do movimento paralímpico será o Campeonato Internacional de Parabadminton na primeira quinzena de fevereiro, de 7 a 17. Ao todo, são esperadas 300 pessoas.

+ Calendário 2020 do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Em 2019, 413 eventos foram realizados no CT Paralímpico e participaram 36.264 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoios.

Tóquio 2020

O calendário contará com disputas importantes para a classificação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O Open Internacional de Atletismo e Natação, em março, é uma das competições chanceladas para obtenção do índice mínimo, das respectivas modalidades, estabelecido pelo Departamento Técnico do CPB.

Em abril, o CT Paralímpico recebe a quarta (e última) etapa regional do Circuito Brasil. Até lá, a competição terá percorrido outras três cidades em suas fases regionais: Brasília e Vitória, ambas em fevereiro, e Recife (março). Os melhores garantem vaga nas Nacionais, a partir do mês de maio, sempre no CT Paralímpico.

Além deles, o espaço receberá as seleções para a preparação visando os Jogos Paralímpicos. A delegação que vai a Tóquio fará lá em julho a última etapa de treinos antes de embarcar para o Japão.

“Voltei aos treinos aqui no CT Paralímpico muito focado para fazer uma excelente preparação para correr melhor e mais rápido”, comentou o velocista Vinicius Rodrigues, medalhista de bronze nos 100m T63 no Mundial de atletismo em Dubai.

“A infraestrutura que o CT Paralímpico oferece para a preparação dos atletas e equipes que disputarão os Jogos Paralímpicos é de extrema importância, uma vez que toda a nossa infraestrutura chega muito próximo do que eles encontrarão nos Jogos”, disse o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.

+ Brasil tem 21 paratletas ranqueados entre os melhores do mundo

O CT Paralímpico também sediará o Camping Escolar Paralímpico, em janeiro e julho, as Paralimpíadas Universitárias, em julho, e as etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa a partir de abril.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia