Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Declaração do IPC sobre decisão do Comitê Executivo da WADA

Comitê Paralímpico Internacional (sigla IPC, em inglês) reconhece decisão do Comitê Executivo da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

©Alexandre Urch/MPIX/CPB

Na última segunda-feira, 9, o Comitê Paralímpico Internacional (sigla IPC, em inglês) reconheceu a decisão do Comitê Executivo da Agência Mundial Antidopagem (WADA, em inglês). A WADA anunciou a suspensão do esporte russo por quatro anos. De acordo com a decisão unânime, a Rússica ficará fora de Tóquio 2020 e dos Jogos de Inverno em Pequim, em 2022.

O país também está proibido de sediar eventos esportivos de nível mundial durante o período, em razão de sucessivos casos de doping e fraudes em exames realizados nos últimos anos.

Os responsáveis pela manipulação dos dados do Laboratório de Moscou parecem ter feito todo o possível para minar os princípios do esporte justo e limpo, princípios que o resto do mundo esportivo apoia e adere. Essa falta de respeito com o restante do movimento esportivo global não é bem-vinda e não tem lugar no mundo do esporte. É justo que os responsáveis por essa manipulação de dados sejam punidos.

Ao contrário de 2016, quando o IPC foi a organização a tomar a decisão, nesta ocasião, é a WADA que está assumindo a liderança. O IPC gostaria de agradecer à WADA pelo trabalho que fizeram ao expor essa tentativa de enganar o sistema.

Após a decisão, a Agência Antidopagem da Rússia (RUSADA, em inglês) terá 21 dias para aceitar as consequências propostas ou apelar para o Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS, em inglês).

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

De acordo com o Padrão Internacional da WADA para Conformidade de Código pelos Signatários, quaisquer consequências entrarão em vigor somente após uma decisão final do CAS. O IPC não pode, portanto, implementar ações de resultado relacionadas a esse assunto até que uma decisão final tenha sido tomada.

Uma vez tomada a decisão final, ela será juridicamente vinculada a todos os esportes e entidades signatárias do Código Mundial Antidopagem e deve ser reconhecida e aplicada por todos os signatários, incluindo o IPC.

A declaração reproduzida representa a opinião do Comitê Paralímpico Internacional

Mais em Paralimpíada Todo Dia