Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Geraldo Rosenthal conquista ouro no Brasileiro de Tiro

Gaúcho conquistou seu primeiro ouro na pistola de ar 10m no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. A competição vai até domingo, dia 1.

Geraldo Rosenthal - Foto: Miriam Jeske/CPBExemplus
Foto: Miriam Jeske/CPBExemplus

Na manhã desta sexta-feira (29), o gaúcho Geraldo Von Rosenthal conquistou seu primeiro ouro na pistola de ar 10m no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Tiro Esportivo. Ao todo, 35 atiradores de seis estados participam da última competição da modalidade na temporada 2019. O evento é realizado no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro até este domingo, 1º. 

A prova Pistola de Ar 10m (P1) é a mais concorrida do Brasileiro. Nas classificatórias, havia 11 atletas dos quais oito disputaram a final. Geraldo confirmou o favoritismo desde o início e aumentou a distância do segundo colocado tiro a tiro. O gaúcho levou o ouro com 225,4 pontos. O vice-campeão foi Ricardo Costa com 222,2 e o bronze foi para Joaquim Santos (196,5).

“Foi como eu esperava. Estou com dor devido a trombose e a artrose no quadril, mas fiz o que tinha me preparado e deu certo. O Brasileiro está começando. Tenho mais três provas e tiro a gente só sabe na hora do disparo. Espero levar mais umas medalhas para casa”, comentou Geraldo, que ainda competirá na Pistola Sport 25m (P3), Pistola Livre 50m (P4) e Pistola Standard (P5).

Em outubro o gaúcho foi o brasileiro com o melhor desempenho no Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro Esportivo, em Sydney, na Austrália. Geraldo ficou em oitavo lugar na Pistola Standard (P5).

A competição

O Brasileiro de Tiro Esportivo encerra o calendário nacional da modalidade e é a competição com maior atribuição de pontos para o ranking brasileiro. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e o ranking nacional serve como base para bolsas da próxima temporada.

No próximo ano, os atiradores terão a última oportunidade para carimbarem seus passaportes para o Japão na etapa de Lima da Copa do Mundo da modalidade, em maio. Nesta competição, será distribuída uma vaga por prova ao atleta melhor colocado que ainda não estiver classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Até o momento, o paulista Alexandre Galgani é o único representante nacional com vaga garantida pela modalidade na próxima edição dos Jogos Paralímpicos. Ele conquistou seu lugar na principal competição do ciclo na etapa de Al Ain da Copa Mundo de Tiro Esportivo, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro.  

Confira abaixo os resultados do primeiro dia do Brasileiro de Tiro Esportivo:

P1 – Pistola de Ar 10m masculino, classe SH1:
1º lugar – Geraldo Rosenthal
2º lugar – Ricardo Costa
3º lugar – Joaquim Santos

P2 – Pistola de Ar 10m feminino, classe SH1:
1º lugar – Heloisa Rodrigues
2º lugar – Beatriz Cunha
3º lugar – Andreia Lima

P5 – Pistola Standard mista, classe SH1:
1º lugar – Geraldo Rosenthal
2º lugar – Heloisa Rodrigues
3º lugar- Joaquim Santos

R7 – Carabina três posições 50m masculino, classe SH1:
1º lugar – Carlos Garletti
2º lugar – Luiz Azevedo
3º lugar – Sandro Sotorum

R9 – Carabina deitado 50m, classe SH2:
1º lugar – Alexandre Galgani

Programação

Sexta-feira (29/11) – 9h às 12h / 14h às 17h
Sábado (30/11) – 9h às 12h / 14h às 17h
Domingo (1/12) – 9h às 12h30

*sujeita a alterações

Mais em Paralimpíada Todo Dia