Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Agafuc é tri e cola no ICB como maior da história no futebol de 5

Associação Gaúcha de Futebol para Cegos fatura o quarto troféu do Brasileiro da modalidade, o terceiro seguido, e agora só tem dois a menos do que o rival da Bahia

Agafuc campeã da Copa de futebol de 5, o Brasileiro de 2019
CBDV

A Agafuc, a Associação Gaúcha de Futebol para Cegos, não se cansa de colecionar troféus. Neste domingo (3) levantou a Copa de futebol de 5, o Brasileiro da modalidade, pela quarta vez, a terceira consecutiva.

Os rivais da grande decisão vieram do nordeste. Bateram o Cedemac, Centro Desportivo Maranhense para Cegos, por 3 a 0, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Foi também a terceira final seguida entre as duas equipes de futebol de 5 , de novo com desfecho favorável para os gaúchos. Em 2017 e 2018, os triunfos foram por 5 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

Ricardinho!

Ricardinho abriu o placar para a Agafuc e Tiago Paraná marcou os outros dois gols do jogo, transmitido ao vivo pelo canal SporTV 3.

“A gente trabalhou o ano inteiro para chegar aqui. Nosso objetivo era chegar na final e conquistar o título. Graças a Deus, deu tudo certo”, comemorou o camisa 9 Tiago Paraná, que precisou se superar para voltar à quadra. No primeiro tempo, chocou o rosto contra um adversário e saiu da partida com muita dor. “Ainda consegui voltar e fui abençoado com esses dois gols que ajudaram minha equipe a ser campeã.”

Força do Sul

A Agafuc é uma “intrusa” no domínio nordestino na Copa de futebol de 5. Tem agora as mesmas quatro taças dos paraibanos da Apace, contando todas as edições desde 1986.

O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é o maior ganhador da história com sete conquistas, seguido dos mineiros da Adevibel, com cinco.

Mesmo em meio à festa na arena multiuso, o grupo mostrou por que é o melhor do país há tantos anos: o discurso já era visando os torneios de 2020, como a Supercopa, que reúne os três melhores clubes da Série A, além do campeão da B – que este ano foi o Maestro, do Paraná.

“Essa motivação de estar todo dia treinando com esses caras, essas experiências é a maior possível sempre. A gente sempre quer mais, quer ganhar mais. É por isso que esse time é tão bom, treina tanto, e tão unido, porque a gente sempre busca o próximo objetivo. A partir de amanhã, já estamos focados no próximo ano”, disse o goleiro Luan.

“Fico muito feliz pelo título conquistado, mas ali na nossa reza já focamos no ano que vem. Amanhã já começamos a trabalhar pensando em 2020. Nossos atletas de seleção terão bastante competições ano que vem, então vamos rever atletas, reintegrar alguns emprestados… O trabalho não para”, emendou o técnico da Agafuc, Rafael Astrada.

Artilheiro, Jefinho conduz ICB ao bronze

De volta à sua melhor forma física, o ala Jefinho foi um dos destaques da Série A do futebol de 5 deste ano, e mostrou na disputa do terceiro lugar, contra a AMC (Associação Mato-Grossense dos Cegos), que ainda tem muita bola para oferecer ao ICB e à Seleção Brasileira.

Com dois gols, o camisa 10 garantiu o triunfo por 2 a 0 e, de quebra, levou o prêmio de artilheiro da Copa, com oito ao todo. “Não era a posição que a gente queria, mas esporte é assim. É consertar os erros, levantar a cabeça, comemorar o terceiro lugar e se preparar já para o ano que vem”.

Já a AMC, além da bela campanha coroada com a quarta colocação, ainda viu seu goleiro, Thiago Lucena, ser eleito o melhor do campeonato.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Copa de futebol de 5

Este foi a nona edição da principal competição de clubes do Brasil desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) começou a administrá-la, em 2011. O torneio de futebol de 5 terminou com 26 partidas disputadas e 64 gols marcados (média de 2,5 por jogo).

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia