Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quatro brasileiros avançam às finais do Aberto da Holanda

Bruna Alexandre e Cátia Oliveira avançam às semifinais e já garantem medalha

Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Claudio Massad e Joyce Oliveira. avançam no Aberto da Holanda
(Foto: Daniel Zappe / Exemplus / CPB)

Os representantes brasileiros estrearam com o pé direito no Aberto da Holanda, competição do Circuito Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa. Nesta sexta-feira, em Stasdskanaal, no primeiro dia da competição, todos os quatro representantes do país conseguiram classificação para as fases eliminatórias: Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Claudio Massad e Joyce Oliveira.

Entre os classificados, Bruna e Cátia já garantiram medalhas, pois estão nas semifinais das classes 10 e 2, respectivamente. Na semifinal, Cátia Oliveira encara a francesa Isabelle Lafaye, às 5h45 (de Brasília) . Na fase de grupos, a brasileira bateu a francesa Florence Sireau e a chinesa Liu Jing, terceira do ranking mundial, por impressionantes 3 a 0 (11/6, 11/5 e 11/4).

Bruna classificou-se diretamente para a semifinal, sem passar pelas quartas, ao ficar em primeiro no grupo, com vitórias sobre a croata Mirjana Lucic e a indonésia Shella Radayana. Sua adversária será a turca Ümran Ertis, às 8h (de Brasília) .

E duelos importantes na preparação para os Jogos Paralímpicos estão projetados. Cátia poderá encarar, numa possível final, a italiana Giada Rossi, número 1 do ranking mundial da classe 2 (a brasileira é a quarta da lista), enquanto Bruna Alexandre, segunda do mundo na classe 10, pode enfrentar Natalia Partyka, número 1 do ranking.

“É uma jogadora perigosa, já enfrentei ela várias vezes. Estou me sentindo bem, espero jogar solta amanhã”, diz Bruna, confiante.

Joyce Oliveira, na classe 4, foi outra que teve um bom início de competição na Holanda. Ela venceu seus três confrontos na primeira fase, contra a britânica Susan Gilroy, a indonésia Tarsilem Tarsilem e a alemã Lisa Anna Hentig. Nas quartas de final, a brasileira encara a jordaniana Faten Elelimat, 18ª do ranking mundial, às 5h (de Brasília).

Único atleta masculino entre os brasileiros, Claudio Massad passou em segundo lugar na classe 10. Ele venceu o japonês Nariaki Kakita, por 3 a 1, mas caiu para o polonês Patryk Chojnowski, número 1 do mundo da classe 10, por 3 a 0. Nas quartas de final, ele terá pela frente o holandês Bas Hergelink, décimo do mundo, também às 5h (de Brasília).

Mais em Paralimpíada Todo Dia