Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de futebol de 5 reúne as 12 melhores do país

Todos os atletas da seleção brasileira campeã do Parapan de Lima, em agosto, estarão presentes, incluindo o melhor jogador do mundo, Ricardinho

Brasileiro de Futebol de 5

As 12 melhores equipes de futebol de 5 do país vão dar início na próxima segunda-feira, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, à edição de 2019 do Brasileiro de futebol de 5 da modalidade. São mais de 200 pessoas envolvidas no evento, sete dias de disputas e 26 partidas. A final está marcada para domingo (3), às 9h20, com transmissão ao vivo do SporTV.

Todos os atletas da seleção brasileira campeã do Parapan de Lima, em agosto, estarão presentes, incluindo o melhor jogador do mundo, Ricardinho. O ala ofensivo de 30 anos lidera a Agafuc, do Rio Grande do Sul, na busca pelo tricampeonato consecutivo. Nas duas últimas edições, os gaúchos venceram os maranhenses do Cedemac na decisão.

“A Agafuc vem bem preparada e muito focada para correr atrás do título do campeonato de clubes mais forte do mundo”, diz o camisa 10 do time, que já foi o artilheiro do campeonato em seis ocasiões.

As equipes estão divididas em três grupos com quatro em cada. Avançam para as quartas de final os oito melhores classificados da primeira fase no geral, independente dos grupos a que pertençam.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Brasileirão de futebol de 5

A principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a CBDV começou a administrá-la, em 2011. A então Copa Brasil foi disputada pela primeira vez em 1984, na capital paulista. Contudo, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional – reconhece como primeiro campeonato entre clubes o acontecido na Espanha, em 1986. Neste mesmo ano, no Brasil, São Paulo voltou a sediar o torneio nacional.

O ICB (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior campeão de todos os tempos, com sete troféus, seguido pelos mineiros da Adevibel, com cinco, e os paraibanos da Apace, que colecionam quatro títulos.

GRUPO A: Agafuc-RS; Apadv-SP; UBC-BA; Cadevi-SP
GRUPO B: Cedemac-MA; ICB-BA; ADVP-PE; Ismac-MS
GRUPO C: Apadevi-PR; Urece-RJ; CEIBC-RJ; AMC-MT

Serviço

Brasileiro de Futebol de 5 – Série A 2019
Data: 28 de outubro a 3 de novembro
Horários: 9h00 às 16h30 (28, 29 e 30/10), 9h às 13h30 (1/11), 9h às 10h30 (2/11) e 7h30 às 9h20 (3/11)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – Vila Guarani/SP

* Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia