Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bocha brasileira garante nove vagas em Tóquio 2020

Através da etapa das Américas da BISFed, bocha do Brasil soma nove vagas garantidas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Alê Cabral/CPB

A Etapa das Américas da BISFed terminou no último sábado, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e o Brasil conquistou mais sete vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Desta vez, as vagas da bocha vieram nas disputas por equipes BC1/BC2 e pares BC3 e pares BC4. Com estas vitórias, o Brasil também garantiu uma vaga no individual de cada classe. Na quinta-feira, 3, os brasileiros já conquistaram duas vagas para o país. Maciel Santos (BC2) e Eliseu dos Santos (BC4) foram os responsáveis pela façanha.

A equipe BC1/BC2 brasileira, formada por José Carlos Chagas, Maciel Santos e Natali de Faria, venceu a equipe da Argentina por 8 a 4 e sagrou-se campeã, já que a competição era no formato de todos contra todos e o Brasil superou quaisquer adversários.

Na final dos pares BC4, Brasil e Colômbia se enfrentaram e apenas com um ponto de diferença, 4 a 3, os brasileiros Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva que foi substituída depois por Marcelo dos Santos, garantiram mais uma vaga para o país na principal competição do ciclo paralímpico.

A última vaga para os Jogos Paralímpicos veio com o pares BC3. O Brasil venceu o Canadá por 5 a 2 e carimbou o passaporte para a capital japonesa. Nesta disputa, a dupla brasileira foi formada por Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho.

Ao todo, nove vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram conquistadas pelo Brasil. A classificação é para o país e não nominal. Os atletas que representarão o Brasil em Tóquio ainda serão definidos e convocados.

Participaram desta etapa da BISFed 63 atletas de dez países: Argentina, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia