Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil inicia Evento Teste no Japão com quatro finais garantidas

Luis Carlos Cardoso, Fernanda Rufino, Debora Raiza e Caio Ribeiro fazem bonito no primeiro dia de competição

Luis Cardoso e Caio Ribeiro no mundial de paracanoagem
Divulgação

Começou nesta quinta-feira (12) o Evento Teste de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. O Brasil enviou uma delegação de cinco atletas ao Japão para testar o ‘Sea Forest Waterway’, palco dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os canoístas que representarão o país são da paracanoagem e já conseguiram bons resultados no primeiro dia disputas. Enquanto isso, a canoagem velocidade não enviou atletas, algo que estava previsto no planejamento estratégico brasileiro para o ciclo olímpico. A competição vai até domingo (15).

Luis Carlos Cardoso fez o melhor tempo no KL1 Masculino 200m e foi direto para a final. O atual campeão mundial pelo VL2 Masculino 200m e bronze pelo KL1 Masculino 200 foi para Tóquio criando expectativas. “Depois de uma longa viagem, estamos no Japão. Agora, queremos utilizar bem essa estrutura. Essa experiência será muito boa para nos prepararmos nos Jogos Paralímpicos do ano que vem”, comentou.

Pelo KL2 Masculino 200m, Fernando Rufino também foi o mais rápido da bateira e repetiu o feito do compatriota avançando para a final. O mesmo aconteceu com Debora Raiza na prova do VL2 Feminino 200m. Com a melhor marca, também carimbou o passaporte para a decisão. No KL3 Masculino 200m, Caio Ribeiro participou da semifinal, mas não ficou para trás. Tanto que confirmou a passagem para a finalíssima.

O Brasil está participando de cinco categorias no masculino – KL3, KL2, KL1, VL3 e VL2 -, além de três disputas no feminino – KL3, KL2 e VL2. “As condições da raia não são muito similares ao que temos no Brasil. É mais leve por conta da água salgada do mar. Será importante para os atletas sentirem um pouco do local”, fala Leonardo Maiola, diretor geral da CBCa e supervisor da paracanoagem que está no Japão.

Equipe brasileira no Japão

Atletas
Luis Carlos Cardoso
Debora Raiza Ribeiro
Caio Ribeiro
Fernando Rufino
Mari Cristina Santilli

Comissão técnica
Maria Angelica de Jesus
Gelson Moreira de Souza
Leonardo Maiola

Mais em Paralimpíada Todo Dia