Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Curitiba sediará a última parada regional do Circuito Brasil

Divulgação CPB

Curitiba receberá mais de 600 atletas de três modalidades na etapa Regional Rio-Sul do Circuito Brasil, na próxima semana, de 12 a 14 de abril. São 313 competidores do atletismo, 162 da natação e 137 do halterofilismo. Para velocistas e nadadores, a etapa, que contempla os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é a última da fase regional. O halterofilismo tem caráter nacional e inicia sua segunda fase.

Todas as modalidades se encontrarão na Universidade Positivo. Na pista e na piscina, os atletas buscarão, pela última vez, alcançar os índices estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participarem das etapas nacionais, que terão início em maio, sempre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“As regionais são a porta de entrada para o esporte paralímpico. As primeiras etapas do ano foram um sucesso, não só em número de atletas participantes, mas com excelentes marcas atingidas. Isso mostra que nas nacionais teremos boas surpresas e que neste ano tão importante, com Parapan e Mundial, novos nomes podem representar o Brasil”, disse Jonas Freire, diretor-técnico adjunto do CPB.

Já os halterofilistas continuam o caminho iniciado em João Pessoa, Paraíba, em busca de marcas que os credenciarão ao Campeonato Brasileiro da modalidade, em novembro, também no CT Paralímpico. As disputas em Curitiba contarão com a presença do medalhista paralímpico, o baiano Evânio Rodrigues, prata nos Jogos do Rio 2016, a paranaense Márcia Menezes, medalhista mundial em Dubai 2014, e as jovens revelações: a mineira Lara Aparecida e a paulista Mariana D’Andrea.

Antes de a competição desembarcar na capital paranaense, foram realizadas outras três fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro, Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março, e a etapa Centro-Leste, em Uberlândia (MG), nos dias 30 e 31 de março.

Mais em Paralimpíada Todo Dia