Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovens do Camping Escolar participam da etapa Centro-Leste

Ao todo, 408 atletas estão inscritos na terceira etapa do Circuito Brasil de Atletismo e Natação

A etapa regional Centro-Leste do Circuito Brasil de Atletismo e Natação será realizada neste sábado, 30, e domingo, 31, em Uberlândia, Minas Gerais. Ao todo, 408 atletas estão inscritos no terceiro estágio do Circuito 2019. As provas de atletismo serão realizadas no SESI Gravatás e têm 286 competidores. Já os 122 nadadores competirão na piscina do Praia Clube Uberlândia. Destes, destacam-se cinco jovens do Camping Escolar Paralímpico, projeto de base desenvolvido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A fase Centro-Leste é a oportunidade que os atletas do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins têm para atingir os índices estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que garante vaga nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa.

Os cinco jovens competidores que participarão do evento na cidade mineira estiveram em janeiro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para o Camping Escolar Paralímpico. O projeto do CPB seleciona os destaques das Paralimpíadas Escolares e oferece a eles uma fase de treinamento intensivo com os profissionais do Comitê. Agora, será a vez de eles colocarem em prática o que lhes foi passado.

A sul-matogrossense Milaini Alviço, 14 anos, a mineira Isabel Maimone, 17 anos, e a brasiliense Giulia de Oliveira, 16 anos, participarão das provas da natação. Já no atletismo, a acreana Débora de Lima, 17 anos, e a brasiliense Suzany Cordeiro, 15 anos, representarão o Camping Escolar Paralímpico.

“O Camping foi importante para eu aperfeiçoar minha técnica em todos os estilos. Há uma semana, simulei os 50m borboleta no treino e fiz em 1min55s. Cinco segundos a menos que o índice, então minha expectativa para a regional Centro-Leste é muito boa. Estou nervosa, mas confiante, pois sei que posso melhorar ainda mais”, relatou Milainí, da classe S4, que nasceu com má formação nos quatro membros.

Medalhistas paralímpicos também participarão da regional Centro-Leste. É o caso de Izabela Campos, que faturou o bronze no lançamento de disco F11 no Rio 2016, e Ruan Souza, da classe S10, ganhador do bronze no revezamento 4x100m medley masculino 34 pontos, também nos Jogos realizados na capital fluminense. Mauro Evaristo de Sousa (F42) e Paulo Flaviano (T38) que integraram a equipe brasileira nos últimos Jogos também marcarão presença na competição.

Este será o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Mais em Paralimpíada Todo Dia