Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeões mundiais sub-19 estreiam na Seleção principal de 7

Washington Alves/MPIX/CPB

A Seleção Brasileira de futebol de 7 está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a II fase de treinamento. Ao todo, 14 atletas foram convocados para esta fase, entre eles estão Cesar Batista e Thiago Mendes, ambos campeões mundiais sub-19, na Espanha, em agosto do ano passado.

Esta é a primeira vez que os jogadores foram chamados para compor a Seleção principal da modalidade. Na segunda-feira, 18, a equipe realizou testes na Unicamp como parte da preparação e avaliação para auxiliar a formação do time que disputará o Mundial da modalidade, em julho, na Espanha.

Campeões mundiais sub-19 em 2018, os jovens jogadores trabalham duro para se manterem nas próximas convocações do técnico Paulo Cabral. “Estou muito feliz por estar aqui e continuarei treinando muito na minha cidade, clube, para ter mais oportunidades como essa”, disse Cesar, de 16 anos, que disputou as Paralimpíadas Escolares 2018 e faturou o título da modalidade pelo time de São Paulo.

O Mundial contará com a participação de 16 países. O Brasil está no grupo A ao lado de Inglaterra, Venezuela e Alemanha.

Nesta etapa, a Seleção conta com um misto de atletas experientes, medalhistas de bronze nos Jogos do Rio, e novatos. “É bem diferente estar na Seleção principal, estou gostando muito. Treinar junto com atletas experientes como o Zeca e o Marcão [ex-goleiro e agora preparador de goleiro] é muito bom porque eles sempre nos dão conselhos”, disse Thiago.

Em agosto, o Brasil defenderá o título de campeão parapan-americano, em Lima, no Peru. A classificação brasileira para este evento se deveu ao bronze no último Mundial da modalidade, em 2015, na Inglaterra.
O futebol de 7 não compõe o programa de provas dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia