Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Esgrimista completa dez anos de invencibilidade

Em campeonatos nacionais, o gaúcho Jovane Guissone não conhece a derrota há uma década. Ele foi o primeiro atleta da modalidade a conseguir um pódio olímpico

Daniel Zappe/MPIX/CPB

Ao sagrar-se campeão brasileiro do florete B na manhã deste sábado, 13, o gaúcho Jovane Guissone completou a incrível marca de dez anos seguidos de invencibilidade na esgrima em cadeira de rodas no país. A vitória sobre Vanderson Chaves por 5 a 3 marcou o segundo dia de competição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Esgrima em Cadeira de Rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Quarenta esgrimistas de cinco Estados participam deste que é o último compromisso da modalidade no calendário nacional desta temporada – e se encerra na manhã do domingo, 14. O CT Paralímpico também sedia neste fim de semana o Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo, com 94 competidores, de 12 Estados e do Distrito Federal. O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e encerra nacionalmente as competições de ambas as modalidades.

Gaúcho de Barros Casal, Jovane Guissone, 35, compete no Circuito Loterias Caixa desde 2009, apenas cinco anos após perder o movimento das pernas ao ser baleado durante um assalto em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ele conhecera a esgrima em 2008, por intermédio de um amigo.

Dedicou-se à espada e ao florete e desenvolveu seu próprio estilo. Faturou todas as competições nacionais que disputou individualmente desde então. Só incorporou o sabre ao seu jogo há pouco mais de quatro anos, mas não é sua especialidade.

As medalhas conquistadas nas competições deram-lhe experiência suficiente para entrar para a história do Movimento Paralímpico Brasileiro em 2012. Foi nos Jogos de Londres 2012 que Guissone tornou-se o primeiro atleta do Brasil a subir a um pódio seja olímpico ou paralímpico desta modalidade. Com uma eletrizante vitória sobre Chik Sum Tam, de Hong Kong, ele conquistou a medalha de ouro na espada B. Quatro anos mais tarde, no Rio 2016, foi eliminado nas quartas de final. Porém, manteve-se invicto no cenário nacional.

No Campeonato Brasileiro Loterias Caixa deste fim de semana, no CT Paralímpico, representando a ADFP, do Paraná, foi o campeão na espada B na manhã da sexta-feira, 12, ao derrotar Vanderson Chaves, por 7 a 0. Já neste sábado, venceu os seis combates na poule (fase de grupos), pela semifinal derrotou Edgar Rassan por 15 a 4. Na decisão do ouro, Jovane venceu Vanderson Chaves por 5 a 3.

“Completo em 2019 dez anos vencendo todas as competições que disputei aqui no Brasil, mas o que eu digo sempre e faço questão de reforçar cada vez que vou à pista: nunca subestimar o adversário. Nunca mesmo, porque estão todos tentando fazer o melhor, e em algumas oportunidades, lá atrás, que pensei menosprezar um rival, tive mais dificuldades do que esperava”, relatou Jovane Guissone, após o triunfo da manhã deste sábado, no CT Paralímpico.

Os anos de invencibilidade não trouxeram ao gaúcho comodismo ou estagnação. Muito pelo contrário. Cada competição ele utiliza como oportunidades de alto nível para colocar em prática o que pretende adotar nos eventos internacionais. “Uma etapa nacional vale tanto como uma internacional para mim. Porque o nível está tão alto que todo evento é importante”, explicou o esgrimista, que comporá a Seleção Brasileira na etapa de Tibilisi, na Geórgia, da Copa do Mundo da modalidade, em novembro. Guissone chega à competição com dois ouros na Regional das Américas, realizado em Saskatoon, no Canadá, em setembro, e líder do ranking mundial da espada B.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia