Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Modalidades terão adaptações para o Festival Paralímpico

Daniel Zappe/CPB/MPIX

Comitê Paralímpico Brasileiro realiza Festival Paralímpico em 48 cidades do país

Neste sábado, 22, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará a data com a realização do Festival Paralímpico em 48 cidades do país. O evento tem como objetivo promover a experimentação do esporte adaptado a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. Para isso, alguns ajustes precisaram ser feitos a fim de viabilizar a execução das atividades por todo Brasil.

A programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 2h30 – das 8h30 às 11h. Em alguns núcleos, como nas modalidades praticadas em cadeira de rodas, serão utilizadas cadeiras de plástico. Na bocha, as bolas poderão ser feitas com meias ou bexigas com areia.

“Além de promover a experimentação das modalidades paralímpicas para as crianças, a ideia é mostrar para os professores que é possível levar o esporte paralímpico para as escolas de forma lúdica, inclusiva e com baixo custo”, disse Ramon Pereira, coordenador do Desporto Escolar do CPB.

Vale ressaltar que, a partir do Festival Paralímpico, haverá a criação de uma cartilha com atividades esportivas paralímpicas para a Educação Física regular, desenvolvida em parceria com a Academia Paralímpica Brasileira.

Medalhistas paralímpicos marcarão presença no evento. Pelo atletismo, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina estarão, respectivamente, nos núcleos de Joinville (SC) e Palmas (TO) do Festival. João Pessoa (PB) terá, por sua vez, a presença do paraibano Petrúcio Ferreira – atual campeão paralímpico e recordista mundial nas provas de velocidade.

A nadadora Patrícia Santos, que já foi a pódios mundiais e paralímpicos, estará em Vitória (ES). Já o núcleo do Rio de Janeiro, receberá a medalhista parapan-americana, Camille Rodrigues. As medalhistas de bronze no vôlei sentado nos Jogos Rio 2016, Adria Silva e Jani Freitas estarão presentes no núcleo de Goiânia (GO), Nurya Almeida e Pamela Pereira estão confirmadas em Anápolis (GO).

Mais em Paralimpíada Todo Dia