Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletas da Seleção jogam a Copa de Rugby em cadeiras de rodas

Alexandre Urch/MPIX/CPB

Atletas da Seleção Brasileira se enfrentam na Copa de Rugby em cadeiras de rodas, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Durante a Copa de Rugby em Cadeira de Rodas, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, integrantes da Seleção Brasileira da modalidade se enfrentam em quadra como aconteceu no jogo entre Minas Quad e Gigantes-SP nesta quarta-feira, 29.

A competição reúne nove equipes: cinco na primeira divisão e quatro na segunda. As disputas seguem até esta sexta-feira, 31. O evento é aberto ao público e a Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas (ABRC) fará transmissão dos jogos em sua página do Facebook e a grande final da 1ª Divisão será transmitida ao vivo pelo SporTV 2, na sexta-feira, 31, às 17h.

Em convocação deste mês de agosto feita pela ABRC para a próxima fase de treinamento, a equipe do Minas Quad conta com quatro jogadores: Davi Rodrigues Coimbra Abreu, Júlio Cezar Braz da Rocha, Julierme Augusto de Souza e Guilherme Figueiredo Camargo. Já a equipe Gigantes-SP também terá quatro representantes: Alexandre Vitor Giuriato, José Raul Schoeller Guenther, José Higino Oliveira Souza e Rafael Hoffmann.

“O rugby tem evoluído muito, tanto que algumas regras têm sido alteradas ao longo do tempo. Por exemplo, a regra de ultrapassar a quadra em 15s e agora são 12s. Há dois anos o Brasil estava em 19º lugar e agora estamos no top 10 e isso reflete o bom trabalho, não só da Seleção, mas também dos clubes”, disse Ana Ramkrapes, técnica da Seleção Brasileira e da equipe Gigantes-SP.

No cenário internacional, o Brasil está em décimo lugar no ranking mundial divulgado pela Federação Internacional de Rugby em cadeira de rodas (IWRF, sigla em inglês). Essa colocação foi conquistada após o Torneio de Qualificação para o Mundial, disputado em abril, na Suíça. Na ocasião, os brasileiros ficaram com o quinto lugar.

O Brasil já está classificado para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e lá buscará vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O campeão parapan-americano estará classificado diretamente para os Jogos na capital japonesa. Já o segundo colocado disputará uma repescagem para pleitear uma vaga.

No fim de setembro, de 23 a 28, os 16 jogadores que compõem a Seleção participarão da III Semana de Treinamentos, na ANDEF, em Niterói-RJ. Confira aqui a convocação completa.

Mais em Paralimpíada Todo Dia