Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Centro de Formação organiza turma com o futuro do esporte

Um grupo de cerca de 30 crianças deu início a uma turma de promessas do esporte paralímpico, visando a continuidade do Brasil

O Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos iniciou, na última semana, uma turma composta por cerca de 30 crianças em que os professores do projeto identificaram com potencial para o alto rendimento esportivo. Este grupo foi selecionado em maio aos estudantes que participam das atividades regulares do projeto, cujo período de férias encerrou-se no início deste mês.

Os atletas selecionados se reúnem às sextas-feiras para um treinamento mais específico. “O objetivo do projeto é a iniciação esportiva, mas nós observamos nesses alunos um talento diferenciado. Então decidimos dar a eles essa oportunidade de se aperfeiçoar na modalidade. A ideia dessa turma é preparar essas crianças para que elas cheguem às confederações ou aos clubes com um pouco mais de vivência”, explicou Elza Leão, líder do projeto pela coordenação de desporto escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Um dos alunos participantes dessa turma é Anael de Sousa, que pratica goalball. Ele perdeu a visão devido a um glaucoma congênito e frequenta o Centro de Formação desde o início das atividades.  “Acho bom ter essa turma porque ajuda no desenvolvimento dos alunos que se destacaram e eu me senti prestigiado por terem me convidado”, comentou Anael, que tem 12 anos e está no sexto ano do Ensino Fundamental.

O Centro de Formação Esportiva quer identificar, até o fim deste ano, ao menos oito crianças com potencial esportivo para indicar às coordenações técnicas das modalidades que são oferecidas pelo projeto: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Este projeto do CPB teve início em abril de 2018 e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual ou intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em oito modalidades paralímpicas. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Podem participar do Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos crianças com deficiência física, visual ou intelectual, de 10 a 17 anos, residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais em Paralimpíada Todo Dia