Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros garantem quatro ouros no torneio Brasil Internacional

No torneio Brasil Internacional de Parabadminton, o Brasil terminou com onze medalhas e quatro ouros. Confira todas as medalhas!

O Brasil encerrou, neste domingo (12), sua participação no torneio Brasil Internacional de Parabadminton 2018, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. No total do dia, foram quatro ouros, três pratas e quatro bronzes, totalizando onze medalhas ao todo na competição.

+ A TRAJETÓRIA DAS MEDALHAS DO CAMPEONATO

Na classe SS6 (para pessoas com baixa estatura), ouro nas duplas mistas com o brasileiro Vitor Gonçalves Tavares ao lado da peruana Rubi Milagros, contra os peruanos Hector Jesus e Carmen Giuliana, por 2 a 0 (21 x 15; 21 x 16), em 30 minutos de partida.

Ainda na mesma categoria, mas na dupla masculina, mais um ouro brasileiro. Vitor Gonçalves ao lado do americano Miles Krajewski viraram a partida diante do indiano Mark Joseph Dharmai e o japonês Yohei Hatakeyama, por 2 a 1 (16 x 21; 21 x 17; 21 x 18), em quarenta e três minutos de jogo.

Completando o trio dourado, na disputa individual da classe SS6, Vitor Gonçalves venceu o japonês Yohei Hatakeyama, por 2 a 0 (21 x 9; 21 x 13), em um jogo difícil de trinta e cinco minutos. 

Na SU5, Eduardo Oliveira e Rogério Júnior Xavier de Oliveira sofreram o revés na final contra os japonêses Gen Shogaki e Tetsuo Ura, por 2 a 0 (21 x 11; 21 x 9), em vinte e dois minutos de partida e ficaram com a medalha de prata. 

+ CONFIRA COMO FOI O PRIMEIRO DIA DA COMPETIÇÃO

Na categoria WH1 – WH2 (cadeira de rodas) prata para a dupla brasileira formada por Marcelo Alves Conceição e Julio Godoy, que avançaram até a final, mas ficaram com o vice depois do revés para os japoneses Koukei Jobayashi e Hiroshi Murayama, por 2 a 0 (21 x 15; 21 x 7).

Duas medalhas na categoria WH2 individual: Julio Cesar Godoy ficou com a prata depois da disputa da final e a derrota para o Amir Levi, de Israel, por 2 a 0 (21 x 6; 21 x 8). E bronze para Pedro Nogueira Filho, que foi eliminado pelo compatriota Julio por 2 a 1 (21 x 15; 15 x 21; 21 x 13), mas ficou com o terceiro lugar. Bronze também no individual WH1 com Marcelo Alves Conceição, que sofreu o revés para o japonês Mamoru Oe, por 2 a 0 (21 x 19; 21 13), nas semifinais.  

+ A SEXTA-FEIRA DO TORNEIO

Na categoria SL3 – SU5, ouro e bronze nas duplas. A brasileira Abinaecia Maria da Silva ao lado da japônesa Mamiko Yoyoda ficou com o primeiro lugar ao bater a dupla japonesa formada por Noriko Ito e Akiko Sugio por 2 a 1 (22 x 20; 17 x 21; 21 x 19). Já Jéssica Silva dos Santos Vieira garantiu o terceiro lugar ao lado da chilena Araceli Bernarda Pizarro Nova quando avançou até às semifinais.

Na categoria SL3 feminina, o Brasil garantiu o bronze com Abinaecia Maria da Silva, que na disputa do grupo perdeu dois jogos contra as japonesas (Asami Yamada – 21 x 5; 21 x 12 – e Noriko Ito – 21 x 3; 21 x 11)  e venceu outros dois contra a compatriota Maraisa Santos (21 x 3; 21 x 10) e da chilena Araceli Bernarda (21 x 7; 21 x 7) ficando com o terceiro lugar. A brasileira Maraisa Santos ficou com a quinta e última posição do grupo perdendo os quatro jogos disputados.

Veja a lista de medalhas deste domingo no Brasil Internacional de Parabadminton:

  • Ouro nas duplas mistas SS6
  • Ouro nas duplas SS6
  • Ouro individual na SS6
  • Prata individual na SU5
  • Prata duplas WH1 – WH2
  • Prata e bronze WH2
  • Bronze WH1
  • Ouro e bronze nas duplas SL3 – SU5
  • Bronze na SL3 feminina

Os países que participaram da competição foram: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru e Polônia.

O calendário da modalidade ainda reserva para este ano o Campeonato PANAM, em novembro, na cidade de Lima, no Peru. Esta será a última oportunidade para os atletas se classificarem para as competições mais importantes de 2019: o Campeonato Mundial de Parabadminton, na Suíça, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia