Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Laila Suzigan é ouro e bate recorde no Circuito Brasil

Mineira foi o destaque do primeiro dia da segunda etapa nacional da competição. Ela nadou os 400m livre da classe S6

Laila Suzigan Natação Paralímpico
Ale Cabral/CPB

Na manhã deste sábado, 13, primeiro dia da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação paralímpica, a mineira Laila Suzigan nadou os 400m livre, da classe S6, faturou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde brasileiro.

Ela compõe o grupo que representará o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade, em Londres, no mês de setembro. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conta com a participação de 273 atletas de 18 estados e do Distrito Federal, as provas seguem até este domingo, 14.

A jovem de apenas 18 anos, ao representar o Praia Clube – Uberlândia (MG), foi a primeira a tocar a borda da piscina e finalizar a prova dos 400m com o tempo de 5min46s59, marca que lhe rendeu o novo recorde brasileiro. O anterior pertencia a Susana Schnarndorf com 5min47s78 feito no Mundial de Montreal em 2013, na época a nadadora gaúcha disputava na classe S6.

“A minha prova foi incrível! Quando olhei o placar para ver o meu tempo fiquei impressionada. Abaixei muito a minha marca e isso mostra o quanto os meus treinos vão bem”, vibrou a atleta que tem paraparesia espástica hereditária desde os 6 anos e nadará mais duas provas na tarde deste sábado, os 50m livre e 50m borboleta.

Laila disputará o primeiro Mundial da carreira em setembro, na piscina Olímpica de Londres – palco da modalidade nos Jogos de Londres 2012. Ao todo, 26 atletas foram convocados e 25 deles disputam a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. Esta é a última competição nacional antes dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e do Mundial, em setembro. A convocação da delegação que irá para a principal competição das Américas, na capital peruana, saíra nesta terça-feira, 16.

“As minhas expectativas estão muito altas para o Mundial, me sinto mais preparada fisicamente e psicologicamente. Estou tentando levar de uma forma tranquila, sem pressão, porque eu não funciono sob pressão”, disse a nadadora que representará o Brasil em quatro provas no Mundial: 50m e 100m livres, 50m borboleta e revezamento.

No último estilo em disputa desta manhã, Daniel Dias (S5) conquistou o ouro nos 50m costas com o tempo de 37s16. Já o catarinense Talisson Glock (S6), faturou o ouro nos 100m costas com 1min24s27. Ambos estão convocado para o Mundial.

O Circuito

O Circuito Brasil é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.

Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia