Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil ganha três medalhas no Aberto de Parataekwondo

Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira de Parataekwondo faturou um ouro e dois bronzes no Aberto da Oceania da modalidade, que foi realizado em Gold Coast, na Austrália.

A paulista Débora Menezes, de 28 anos, ganhou a primeira disputa, que foi contra a australiana Jenifer Watson, no Golden point. A luta normal terminou em 6 a 6 e no Golden as adversárias também empataram. Dessa forma a brasileira saiu vitoriosa devido aos critérios de desempate.

Na final, Débora enfrentou a francesa Laura Schiel e conquistou o ouro com o placar de 15 a 5. Esta é a segunda medalha de ouro da atleta no ano, já que ela foi campeã da categoria acima de 58kg, no Campeonato Mundial que aconteceu em fevereiro, em Antalya, na Turquia.

O baiano Bruno Mota, de 24 anos, venceu o americano Michael Stacey na primeira luta por 20 a 9. No entanto, perdeu a semifinal para o turco Celik Fatih por 40 a 5 e ficou com a medalha de bronze da categoria até 75kg.

O caçula da Seleção Nathan Torquato, de 18 anos, ganhou a primeira luta do japonês Chitara Ito por 41 a 27. Mas na semifinal, apesar de ter liderado o placar por 36 a 19 sobre o turco Mahmut Bozteke, foi desclassificado por chute baixo e ficou com o terceiro lugar da categoria até 61kg.

A Seleção contou com Bruno Mota (até 75kg), Cristhiane Neves (até 58kg), Débora Menezes (acima de 58kg) e Nathan Torquato (até 61kg) no Aberto da Oceania. Estes quatro atletas possuem vaga no Parapan de Lima. Na próxima semana, a equipe estará na Coréia, onde disputará o Chuncheon Open.

O Parataekwondo está no programa dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que serão disputados de 23 de agosto a 1º de setembro, também fara sua estreia no Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A modalidade é praticada por atletas com deficiência em pelo menos um dos braços.

Mais em Paralimpíada Todo Dia