Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil e Argentina decidem torneio continental de Fut 5

Nos jogos que encerraram a participação de ambos na primeira fase, a seleção aplicou 4 a 1 no Chile e os hermanos empataram sem gols com o México

Alê Cabral/CPB

A final do Campeonato das Américas de futebol de 5 será entre Brasil e Argentina, às 11h, deste domingo, 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV 3.

No jogo que encerrou a participação brasileira na primeira fase do torneio, na manhã deste sábado, 8, na capital paulista, o Brasil aplicou 4 a 1 no Chile. Nonato anotou três vezes e Jardiel completou. A Argentina, por sua vez, não saiu do 0 a 0 com o México no último jogo do dia. Antes, a Colômbia enfrentou o Peru e fez 6 a 2.

O time comandado por Fábio Vasconcelos chega à nona final consecutiva na competição continental: desde 1997 o Brasil já acumulou cinco títulos das Américas. Esta, contudo, será a chance de recuperar a hegemonia perdida em 2017, em Santiago no Chile. Caiu, desfalcado de Cássio e Jefinho, ante à Argentina nos pênaltis, após empate no tempo normal. Mas o Brasil deu o troco no ano seguinte, na final do Mundial de futebol de 5 modalidade, em Madri, quando fez 2 a 0.

“A gente já sabe como é o jogo deles, eles já sabem como é o nosso. Final é sempre um jogo diferente, de detalhe. Argentina tem uma das melhores defesas do mundo, mas o Brasil também tem sua força e sabe como enfrentá-los”, comentou Fábio Vasconcelos após o triunfo sobre o Chile.

Os dois grandes rivais do continente no futebol de 5 já duelaram neste Campeonato das Américas. Foi na rodada de abertura, na terça-feira, 4, quando ficaram no empate sem gols. “O Brasil cresce muito na reta final, lógico que pode ser o jogo de uma bola, porque uma final contra a Argentina é um campeonato diferente. Vamos chegar descansados para tentar garantir mais um título para o nosso país”, disse o treinador.

Vasconcelos poupou alguns titulares no duelo contra o Chile, na manhã deste sábado. Começou a partida com Luan, Damião, Gledson, Jardiel e Maicon. Apenas Nonato entrou com frequência regular no jogo, e foram dele três dos gols que sacramentaram a goleada. Ele agora é o artilheiro da competição, com sete bolas nas redes adversárias.

“Artilharia é consequência do trabalho coletivo, que se doa ao máximo, e este grupo está sempre se ajudando. O importante é que estamos na final e vamos brigar por mais um título”, ponderou Nonato, pernambucano de petrolina.

No duelo contra o Chile, a Seleção Brasileira foi vazada pela primeira vez no Campeonato das Américas. Victor Silva fez um belo gol de falta, quando o placar já apontava 4 a 0 aos anfitriões. Ainda assim, o retrospecto verde-amarelo é invejável nesta Copa América. Em cinco jogos, foram 17 gols marcados e somente um sofrido.

“O Brasil tem muito jogador com muitos recursos técnicos, a Argentina tem bons atletas, mas de repente, em um lance e no outro, podemos decidir esta final”, comentou Ricardinho, camisa 10 da Seleção, que não atuou neste sábado, mas que soma apenas um gol no torneio. “Espero que venham mais gols, porque só resta a final. Vai ter que ser contra a Argentina”, avisou o gaúcho de Canoas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia