Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Andrey Garbe é destaque no início da fase Nacional do Circuito

Andrey Garbe (IDD) nadou os 100m costas em 1min05s31, apenas três centésimos a mais que o índice classificatório, da classe S9, para o Mundial de Londres.

Alê Cabral / CPB

Na manhã desta sexta-feira, 10, teve início a primeira fase Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação 2019. Ao todo, 236 atletas, de 14 Estados mais o Distrito Federal, passarão pela piscina do Centro de treinamento Paralímpico, em São Paulo, até este sábado, 11. Um deles é o paulista Andrey Garbe, 22 anos, que fará a sua estreia em Jogos Parapan-Americanos na edição de Lima 2019. Melhor ainda: ao lado de seu ídolo, o multimedalhista Daniel Dias.

A primeira Nacional do Circuito Loterias Caixa é a última oportunidade para os nadadores atingirem os índices classificatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e o Mundial da modalidade, em Londres, que acontecerão no segundo semestre.

Andrey Garbe (IDD) nadou os 100m costas em 1min05s31, apenas três centésimos a mais que o índice classificatório, da classe S9, para o Mundial de Londres. Há duas semanas, no entanto, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, ele atingiu o índice classificatório para o Parapan (1min07s10) ao completar os 100m costas em 1min05s49.

”Eu vim à Nacional tentar o índice para o Mundial, fiquei a três centésimos na minha principal prova. A ficha nem caiu ainda, mas agora vou focar em me preparar para o Parapan de Lima, que eu já garanti e será minha primeira vez na competição“, disse.

O nadador teve meningite seguida de trombose com um ano e amputou a perna direita. Ele iniciou no esporte por convite de um professor de educação física aos 9 anos. ”Conheci o Daniel Dias na mesma época e ele sempre foi minha inspiração, me deu muita força. A prótese que uso foi um presente dele.“

O paulista Daniel Dias é o atleta paralímpico com maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 ouros, sete pratas e três bronzes. O nadador da classe S5 atingiu os índices classificatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e para o Mundial de Natação de Londres.

As provas da primeira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação retornam às 15h30 desta sexta-feira, 10, e seguem no sábado, 11.

Mais em Paralimpíada Todo Dia