Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone domina 1ª etapa do Circuito Nacional

O gaúcho Jovane Guissone sagrou-se campeão nas três armas (espada, florete e sabre) pela classe B

Marco Antônio Teixeira/CPB/MPIX

O medalhista paralímpico Jovane Guissone faturou a medalha de ouro nas três armas (espada, florete e sabre) na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição abriu o calendário nacional da modalidade e contou com a participação de 26 esgrimistas. O evento foi realizado neste fim de semana, 8 a 10 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O gaúcho Jovane Guissone sagrou-se campeão nas três armas pela classe B. Em 2004, o atleta perdeu o movimento das pernas ao ser atingido por um tiro durante um assalto. Quatro anos depois, iniciou na esgrima em cadeira de rodas e se destacou na modalidade. Nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Jovane conquistou o ouro na espada B.

Entre as mulheres o destaque foi a paranaense Carminha de Oliveira (classe A) que faturou a medalha dourada na espada e o bronze no florete. A atleta tem atrofia na parte inferior da perna direita devido a uma vacina de poliomielite vencida, que tomou quando tinha três anos.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O calendário da modalidade reserva ainda para o mês de março a Etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. Já a 2ª etapa do Circuito Nacional, está prevista para o mês de agosto, de 2 a 4, no CT Paralímpico.

Mais em Paralimpíada Todo Dia