Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Circuito de Atletismo e Natação começa no dia 23, em São Paulo

Daniel Zappe/MPIX/CPB

A etapa regional de São Paulo do Circuito de Atletismo e Natação será nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Ao todo, 778 competidores estão inscritos no evento que abre o calendário nacional das modalidades. No próximo fim de semana, serão 492 corredores, arremessadores e lançadores, mais 286 nadadores em busca da classificação para as etapas nacionais.

São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Entre os competidores da etapa de São Paulo do Circuito Loterias Caixa está o medalhista paralímpico Yohansson Nascimento bronze nos 100m, da classe T47, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e ouro nos 200m e prata nos 400m, pela classe T45, em Londres 2012. Já na piscina, estará Phelipe Rodrigues, que conquistou a medalha de prata nos 50m livre e bronze nos 100m livre, pela classe S10, nos Jogos do Rio 2016 e prata também nos 100m livre da classe S10, nos Jogos de 2012.

”A Regional São Paulo marca exatamente o início da nossa temporada. Logo em seguida, teremos a outras regionais. A nossa expectativa é a melhor possível, porque estamos em ano de Jogos Parapan-Americanos e Mundial de atletismo e de natação. O nosso calendário nacional depende desses grandes eventos internacionais para nos avaliarmos. Então, as competições nacionais são a base seletiva para a convocação das nossas Seleções“, comentou Alberto Martins, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Circuito Loterias Caixa também contempla as disputas do halterofilismo, que nesta temporada fará duas de suas quatro etapas nacionais juntamente com as regionais de atletismo e natação. O calendário reserva para março, em João Pessoa, Paraíba, a estreia dos halterofilistas no Circuito. Após a fase Rio-Sul, em Curitiba, Paraná, a modalidade realizará, no CT Paralímpico, em São Paulo, a terceira etapa nacional e, em novembro, o Campeonato Brasileiro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia