Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mais um ano dominante de Alana Maldonado nos tatames

Alana Maldonado conquistou o título de melhor atleta feminina pelo segundo ano consecutivo do Prêmio Paralímpicos, além do inédito título mundial para o Brasil

Nascida em Tupã, no interior de São Paulo, Alana Maldonado conquistou o título de melhor atleta feminina pelo segundo ano consecutivo do Prêmio Paralímpicos. Nesta temporada, a judoca de 23 anos faturou o inédito título mundial para o Brasil, com a vitória na categoria até 70kg.

Em Lisboa, Portugal, a brasileira venceu todos os seus combates e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria até 70kg. Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, Alana consolida-se ainda no topo do ranking mundial de sua divisão.

Além disso, foi ouro no Open Internacional na Alemanha e no Brasil, em um 2018 cheio de altos e baixos, mas repleto de conquistas.

“Foi um ano muito abençoado, com a sensação de dever cumprido. O objetivo foi alcançado e uma temporada que tive lesão, mas consegui me recuperar. Desde que entrei no judô sonhava com esse momento e fiz história ao conquistar a primeira medalha de ouro paralímpica no Mundial de Judô”, disse a atleta, que possui baixa visão em decorrência da doença de Stargardt.

Alana descobriu aos 14 anos que tinha doença de Stargardt – patologia degenerativa que afeta a visão central, sobretudo em jovens, mas não prejudica a visão periférica do indivíduo. Como já praticava judô convencional desde os quatro anos, a paulista ingressou na sua versão adaptada ao entrar na faculdade. Daí em diante, a judoca não parou mais de conquistar títulos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia