Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone conquista medalha na Copa do Mundo

Esgrimista consegue a sétima medalha em etapas da Copa do Mundo nesta temporada e soma os primeiros pontos na esgrima em cadeira de rodas para Tóquio

Arquivo Pessoal

O brasileiro Jovane Guissone conquistou um bronze na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas de Tbilisi, na Geórgia. A competição inicia o período classificatório para a Paralimpíada de Tóquio 2020. A disputa começou no dia 8 de novembro e se estendeu até o último domingo (11).

Após perder a semifinal para o britânico Dimitri Coutya, Jovane ficou na terceira colocação da categoria B da espada. Além dele, Oleg Naumenko, da Ucrânia também ficou em terceiro. O primeiro lugar ficou com Ammar Ali, do Iraque, e o segundo com Coutya.

Esta é a sétima medalha de Jovane Guissone nas Copas do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, em 2018. Nas edições anteriores, ele já tinha conquistado duas de prata e quatro de bronze. Além da medalha, Jovane ficou em 11º na prova de florete também em Tbilisi.

Este ano, a Seleção já participou de outras quatro edições da Copa do Mundo – Itália, Hungria, Polônia e Canadá. Como a temporada de qualificação para Tóquio começou no dia 1 de novembro, esta foi a primeira a contar pontos para o ranking da modalidade. Assim, os atletas poderão disputar uma vaga para os Jogos até dia 31 de maio de 2020.

A última competição da Seleção de 2018 é a Copa do Mundo de Kyoto, no Japão, dos dias 13 a 16 de dezembro. O Brasil será representado por sete atletas.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia