Siga o OTD

Paralimpíada Escolar

Escola do CPB ganha 40 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Paralimpíadas Escolares é a maior competição do planeta para atletas com deficiência em idade escolar

Paralimpíadas Escolares - Foto: Douglas Magno/ Exemplus/ CPB
Foto: Douglas Magno/ Exemplus/ CPB

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) subiu ao pódio 40 vezes nas Paralímpiadas Escolares. A 13ª edição da competição que é a maior do planeta para atletas com deficiência em idade escolar reuniu por três dias mais de 1.200 competidores em 12 modalidades nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

As Escolinhas Paralímpicas são um projeto do CPB que tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em oito modalidades paralímpicas. Cerca de 500 alunos frequentam as aulas desde o início das atividades.

Nesta edição das Paralímpiadas Escolares, os alunos das Escolinhas conquistaram 40 medalhas: dezessete de ouro, quinze de prata e oito de bronze.

Gabriel Antônio Guimarães, de 14 anos, faturou três ouros no atletismo: nos 75m, nos 250m e nos 1000m, as três provas em que competiu. Natural de Osasco, ele teve retinoblastoma (o câncer de olho infantil mais comum) aos 40 dias de vida, o que o tornou deficiente visual. Esta é a sua segunda Paralímpiada Escolar. No ano passado o atleta também conquistou três ouros (60m, 150m, arremesso de peso).

“Comecei no Centro de Formação em março do ano passado. No início desse ano, fui chamado para a seleção brasileira. Antes disso, não praticava nenhum esporte. Sem o projeto, não teria conseguido nada que eu consegui até hoje e nem o que ainda vou conseguir. Quero seguir no atletismo e me tornar um grande atleta.”

O programa é quase em sua totalidade financiado com recursos próprios do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas conta com a parceria das prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo, Ribeirão Pires, cidade de São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30 e às terças e quintas-feiras em três horários: 9h às 10h30 (Atletismo, Natação e Tênis de mesa);14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Mais em Paralimpíada Escolar