Siga o OTD

Os Olímpicos

Dinamarca brilha na perseguição no 2º dia do Mundial de Pista

O 2º dia de disputas do Mundial de Ciclismo de Pista em Berlim contou com 4 finais, sendo 3 em provas olímpicas, já dando uma bela prévia do que se esperar dos Jogos de Tóquio.

Dinamarca bate o recorde mundial pela 3ª vez para levar o ouro na perseguição masculina

Depois de bater duas vezes o recorde mundial da perseguição por equipes masculina no dia anterior, a equipe da Dinamarca, liderada pelo campeão olímpico da Omnium em 2012 Lasse Norman Hansen, sobrou na final nesta quinta-feira vencendo com mais uma marca mundial: 3:44.672. Eles melhoraram a marca da 1ª rodada em mais de um segundo e meio ao vencerem a Nova Zelândia na decisão, conquistando o ouro pela primeira vez desde 2009. A equipe da Itália ficou com o bronze, ao alcançar a Austrália.

Na versão feminina, o ouro ficou com a bela equipe americana, comandada por Jennifer Valente, após a aposentadoria da incrível Sarah Hammer. As americanas fizeram o melhor tempo na qualificação na quarta-feira, na 1ª rodada nesta quinta com 4:11.634 e, na final, marcaram 4:11.235 contra 1:13.129 da equipe britânica, que perde pela 3ª vez seguida na final do Mundial. A Alemanha levou em casa o bronze, derrotando a equip do Canadá. Foi a 4ª vitória americana nesta prova nos últimos 5 mundiais.

Na disputa da Keirin masculina, alguns fortes nomes como o neozelandês Edward Dawkins, o alemão Maximilian Levy e o neerlandês Theo Bos caíram na 1ª rodada e na repescagem. Mas a grande surpresa veio na semifinal, com a eliminação do atual campeão olímpico, o britânico Jason Kenny, por apenas um milésimo! Ele ficou em 4º apenas 0.001 pior que o neerlandês Harrie Lavreysen, 3º na bateria, e 0.004 atrás do cazaque Sergey Ponomaryov, 2º. Na final, Lavreysen se deu melhor e ficou com o ouro, o 2º seguido de um neerlandês nesta prova e o 2º dele neste Mundial! Prata para o japonês Yuta Wakimoto (3º japonês diferente a ser vice mundial de maneira seguida) e bronze pro malaio Azizulhasni Awang, campeão desta prova em 2017.

Na não olímpica prova do scratch masculino, o ouro ficou com o bielorrusso Yauheni Karaliok, o primeiro a cruzar a linha de chegada após 60 voltas (15km). Ele já havia vencido o Scratch em 2018. Prata pro italiano Simone Consonni e bronze pro espanhol Sebastián Mora.

Ainda tivemos as rodadas iniciais do sprint individual feminino. Os melhores tempos na qualificação ficaram com as alemãs campeãs mundiais no sprint por equipes no dia anterior. Emma Hinze fez 10.364 e Lea Friedrich 10.461. Nas 4as de final, Friedrich foi surpreendida pela canadense Kelsey Mitchell, que venceu o confronto por 2×0, sendo por apenas 0.007 na 1ª bateria e 0.010 na 2ª. Ele enfrentará na semifinal a russa Anastasia Voynova. Na outra semi, Hinze enfrenta Lee Wai Sze, de Hong Kong, atual campeã mundial da prova.

Mais em Os Olímpicos