Siga o OTD

Os Olímpicos

Noruega vence outro revezamento misto no mundial de biatlo

Na quinta-feira tivemos pela segunda vez em um mundial de Biatlo a disputa do revezamento misto simples (que nomezinho horroroso). E assim como em 2019, vitória da Noruega com a mesma formação do ano passado, com Marte Olsbu Røiseland e Johannes Thingnes Boe.

Foto: Getty images

Noruega vence revezamento misto simples em Antholz

Nesta prova, cada país participa com uma dupla. Ela percorrerá no total 6km e ele 7,5km, em conta de 1,5km. Na primeira passagem, a mulher faz 3km atuando deitado e em pé. Depois ele faz mais 3km com duas sessões de tiros, aí ela volta para mais 3km com dois tiros e ele volta fechando com 4,5km com mais dois tiros. Assim como em todos os revezamentos, na hora do tiro, há 3 cápsulas extras para casos de erros, que devem ser carregadas uma por vez. Se ainda assim após os 3 tiros extras há alvos sem acertar, aí sim o atleta faz a volta de penalidade. Está é a única prova do biatlo não olímpica.

É uma prova bem rápida e bem emocionante. Røiseland abriu precisando de apenas um tiro extra e entregou pro Boe com 8:17.7, 1.3 a frente da dupla suíça e 6s sobre a França e a Suécia. A Itália veio com a bicampeã Dorothea Wierer, mas ela teve uma prova muito ruim nos tiros, precisando inclusive dar uma volta de penalidade na sua segunda perna.

Na segunda pena do revezamento, Boe precisou de 4 extras, ficando alguns segundos para trás da Alemanha e Suíça, recuperou e as mulheres dessas duplas receberam juntas.

Aí foi a ver da sueca Hanna Öberg brilhar e entrar na briga com Suíça, Alemanha e Noruega. Quando os homens voltaram, foi a vez do sueco Sebastian Samuelsson e do suíço Benjamin Weger sofrerem nos tiros e ficarem pra trás. Boe foi perfeito, sem errar nenhum dos tiros e ir pra frente, abrindo uma vantagem considerável e seguir sozinho para vencer com 34:19.9. A Alemanha com Franziska Preuss e Erik Lesser foi prata a 17.6 e a França foi bronze com Anais Bescond e Emilien Jacquelin, que fechou bem e conseguir subir ao pódio.

Røiseland disputou 5 provas neste Mundial e medalhou em todas! Já tem 3 ouros e 2 bronzes. Boe agora chega a 2 ouros e 2 pratas neste Mundial.

O Mundial de Biatlo volta no sábado com os revezamentos.

Mais em Os Olímpicos