Siga o OTD

Laguna Olímpico

Tóquio-2020 e COI aprovam local da maratona e marcha atlética em Sapporo

Cidade localizada a 800 km da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 definiu também o local que receberá os quatro eventos do atletismo

Mundial - Marcha Atlética - Sub-20 - Atletismo - Coronavírus - Tóquio
Brasileiro Caio Bonfim deverá disputar a marcha atlética na Olimpíada no circuito que será montado em Sapporo (Wagner Carmo/CBAt)

Depois de provocar muita polêmica, inclusive com protestos oficiais da governadora de Tóquio, foi oficializada nesta quarta-feira (4) a mudança das provas da maratona e marcha atlética da Olimpíada de 2020. Para fugir das altas temperaturas que estão previstas para a capital japonesa durante os Jogos, os desgastantes eventos do atletismo foram transferidos para a cidade de Sapporo.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Sapporo circuito de marcha atlética
Mapa da área em que serão disputadas as provas da marcha atlética da Olimpíada de Tóquio, no Sapporo Odori Park (Crédito: Reprodução)

Localizada a 800 km de Tóquio, a cidade de Sapporo, que já foi sede da Olimpíada de Inverno de 1972, costuma ter temperaturas bem mais amenas do que na capital. É previsto que esteja cerca de seis graus centígrados mais fria do que na cidade-sede dos Jogos de 2020.

A mudança referendada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e World Athletic (novo nome da Iaaf, que comanda o atletismo) foi para evitar maiores dores de cabeça. No último verão japonês, o calor excessivo levou mais de 1.800 pessoas aos hospitais e provou a morte de outras 57.

Nesta quarta, foi definido que os eventos terão como base o Sapporo Odori Park, que já recebeu a maratona de Hokkaido. Trata-se ainda de um ponto turístico importante da cidade, localizado na região central (de fácil acesso aos torcedores, portanto). Diversos eventos são organizados no local durante o ano.

Ficou acertado também que serão duas voltas em um circuito de 2 km da marcha e um circuito de 20 km para a primeira parte da maratona. O calendário das provas também foi alterado e confirmado nesta quarta-feira.

Confira os horários da maratona e marcha atlética em Tóquio-2020

6/8 (quinta-feira) – Marcha atlética 20 km masculina (4h30)
7/8 (sexta-feira) – Marcha atlética 50 km masculina (17h30 de 6/8 no Brasil) e marcha atlética 20 km feminina (4h30)
8/8 (sábado) – Maratona feminina (19h de 7/8 no Brasil)
9/8 (domingo)  – Maratona masculina (19h de 8/8 no Brasil)

VEJA TAMBÉM:

Mudança de local da maratona irrita governadora de Tóquio 
Mudança da maratona por causa do calor pode não ser a única em Tóquio-2020 
Com medo do calor, Olimpíada de Tóquio aprova mudança de horário de provas

Mais em Laguna Olímpico