Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasileiros se preparam para os Jogos Olímpicos da Juventude

Diogo Brajão Soares é o representante da Ginástica Artística Masculina e Laura Rocha da Ginástica Artística Feminina são os representantes da Ginástica Artística e Maria Eduarda Arakaki da Ginástica Rítmica

Divulgação

Os ginastas brasileiros já estão em Buenos Aires se preparando para a estreia na terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, competição que reúne atletas de 15 a 18 anos.

Na Ginástica Artística, o Brasil será representado por Diogo Brajão Soares, no masculino, e Laura Rocha, no feminino. Eles entram em ação nesta quinta-feira (4) para o treinamento de pódio. A competição terá início no domingo (7) e vai até o dia 15/10.

Diogo, de 16 anos, tem como melhores aparelhos o salto, a barra fixa e as paralelas. Ele já foi campeão juvenil pan-americano e sul-americano.

Laura, por sua vez, destaca-se nas disputas do individual geral, da trave e do solo. Ela tem 15 anos e subiu ao pódio três vezes no Sul-Americano de sua categoria.

“A expectativa é que os ginastas realizem suas provas com êxito. Esperamos que eles possam competir da mesma forma que treinaram.Temos um grupo forte e se alcançarmos boas atuações os resultados virão naturalmente”, afirmou Henrique Motta,  coordenador geral das seleções de Ginástica Artística da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), que lembrou a importância da competição.

“Este evento é um grande momento na carreira dos atletas e técnicos das novas gerações. Ginastas campeões como Flavia Saraiva e Arthur Nory participaram desta competição em edições anteriores. Não temos dúvidas de que será um marco na continuidade do grande trabalho que vem sendo realizado na ginástica brasileira”, afirmou.

Na Ginástica Rítmica, Maria Eduarda Arakaki participará da disputa individual. Aos 15 anos, ela já conquistou a medalha de bronze por equipes no Pan-Americano da modalidade. Também foi a brasileira mais bem colocada no evento em três aparelhos. A competição de GR acontece nos dias 9, 10 e 16 de outubro. Na sexta (5), haverá treinamento de pódio.

Sua técnica, Carla Cabús, destacou a importância dos estágios de treinos em Aracaju, com a Seleção de Conjunto, para a evolução de Duda, além do acompanhamento médico que recebeu na clínica CEOT e fisioterápico na REAB.

“Estou muito feliz e grata por essa oportunidade, quero realizar as minhas séries completas, sem erros e sair satisfeita com a consciência de que fiz o meu melhor”, disse a atleta.

Para Camila Ferezin, coordenadora das Seleções de Ginástica Rítmica da CBG, “Duda é um grande talento, com biotipo ideal para a GR, e tem tudo para representar muito bem o Brasil. Torço para ela acertar as séries e executar tudo com limpeza e perfeição para alcançar boas notas.”

Nesta terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, o Brasil será representado por 79 atletas. Antes do embarque para Buenos Aires, os competidores puderam ouvir os conselhos e as histórias de dois destaques do esporte nacional. A ginasta Flavia Saraiva, que ganhou um ouro (solo) e duas pratas (individual geral e trave) na Olimpíada de Nanquim-2014, falou sobre sua experiência nos Jogos para jovens atletas. Ela destacou que a disputa do evento é uma oportunidade única e que tem de ser agarrada com todas as forças. A outra esportista convidada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para esse encontro, na segunda (1), no Rio de Janeiro, foi Fabi, campeã olímpica do vôlei.

A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude de Buenos Aires acontece neste sábado (7)

Mais em Ginástica Rítmica