Siga o OTD

Olimpíada

Termina a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

COB aprova novo formato dos Jogos Escolares da Juventude
Wander Roberto/Exemplus/COB

Os Jogos Escolares da Juventude reuniram 1.300 atletas de oito estados nordestinos e classificaram 32 equipes para a etapa nacional de novembro.

A primeira etapa regional do novo formato dos Jogos Escolares da Juventude chegou ao fim neste domingo (16), com 32 equipes classificadas em quatro esportes coletivos para a etapa nacional, que também acontecerá em Natal (RN), entre 12 e 25 de novembro.

Os campeões e vice-campeões nordestinos do basquete, futsal, handebol e vôlei, tanto no masculino quanto no feminino e em duas faixas etárias – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, conquistaram vaga para disputar a maior competição escolar do país, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil.

Depois de quatro dias e mais de 300 jogos que agitaram 12 ginásios da capital potiguar, o Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude já está de malas prontas para seguir para Manaus. A capital amazonense receberá a segunda etapa regional, entre 19 e 23 desse mês.

Equipes de nove estados brasileiros participarão da competição. São eles: os sete do Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins); além de dois estados do Centro-oeste (Mato Grosso e Distrito federal). A terceira etapa regional acontecerá entre 26 e 30 desse mês, em Joinville (SC) e reunirá os três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), os quatro da região Sudeste (Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e outros dois do Centro-oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul).

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá de 12 a 25 de novembro, também em Natal, reunirá representantes de todos os estados do Brasil. “Será uma experiência nova, com algumas coisas que eles não tiveram aqui, como o Centro de Convivência – local onde todos os atletas e participantes da competição se reúnem e conta com diversas atrações culturais e educativas –, restaurante central, entre outros. Os atletas poderão interagir com todos os estados. Então, será uma nova experiência”, afirmou André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares.

O evento revela, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Até uma medalhista em Jogos Paralímpicos. Bruna Alexandre, também do tênis de mesa – já passou pelos Jogos Escolares da Juventude.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o Time Brasil será representado por 81 atletas. Destes, 33 competiram nos Jogos Escolares entre 59 possíveis em 11 modalidades. No atletismo, por exemplo, que terá 21 atletas, quase 80% passaram pelos Jogos Escolares.

Além da revelação de talentos para o esporte olímpico brasileiro, o objetivo dos Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania de todos os jovens participantes, criando oportunidades para os alunos/atletas conhecerem novas cidades e culturas. Mais da metade das escolas participantes geralmente são da rede pública, escolas municipais, estaduais ou federais. Neste sentido, o evento conta com uma série de ações culturais, educacionais e sociais desenvolvidas no Centro de Convivência da etapa Nacional.

O COB entende a importância do esporte de base para o desenvolvimento do esporte olímpico do Brasil e, por isso, hoje possui uma área específica para este assunto em sua estrutura. Já foram realizadas diversas ações de apoio ao desenvolvimento de jovens atletas em diversas modalidades. O objetivo do COB é avançar ainda mais e estabelecer um modelo sustentável para a detecção de talentos e desenvolvimento do esporte brasileiro.

O novo formato dos Jogos Escolares da Juventude gera uma otimização de recursos e possibilita que mais cidades possam receber o evento, aumentando ainda mais a abrangência da competição. Além disso, nas disputas regionais, com menos deslocamentos, aumentaremos ainda mais o nível de competitividade do evento.

Mais em Olimpíada