Siga o OTD

Olimpíada

CBDA realiza 1º Painel de Governança visando transparência

Divulgação/CBDA

Gustavo Borges e Fabiana Bentes estiveram presentes no 1º Painel de Governança, na sede da CBDA

A sede da CBDA, no Rio de Janeiro, recebeu, nesta quarta-feira (16), o 1º Painel de Governança da entidade. O evento contou com a presença do medalhista olímpico Gustavo Borges, da presidente do Sou do Esporte, Fabiana Bentes, além grande presença de atletas, técnicos e dirigentes de saltos ornamentais e ex-atletas de diversas modalidades aquáticas.

O objetivo do Painel de Governança é apresentar e debater os avanços necessários para melhorar os níveis de inovação e transparência na CBDA. Por isso, foram convocados Gustavo Borges e Fabiana Bentes, além de todos os integrantes da comunidade aquática do Brasil. O evento também foi transmitido via Facebook e está disponível na página da CBDA.

Para o presidente da CBDA, Miguel Carlos Cagnoni, o painel foi uma grande oportunidade para que todos pudessem entender, debater e analisar o que é governança e qual será a contribuição de cada um para que a Confederação consiga evoluir neste ponto.

“É um evento que demonstra o que a gente vinha falando na campanha sobre transparência. Convocar esse painel e falar sobre as novas normas de gestão, governança e compliance que devem ser aplicados na Confederação, com esse envolvimento que tivemos hoje, é muito importante para o esporte. O Gustavo e a Fabiana contribuíram muito, participaram dos debates e tiveram uma posição bem ativa. Foi uma reunião plural e é isso que precisamos”, disse.

Dono de quatro medalhas olímpicas e bastante envolvido em gerenciamento esportivo, Gustavo Borges acredita que o painel foi um ponto de partida para a construção de um novo modelo de gestão na CBDA.

“Achei muito bom. O caminho é esse em termos de discussão. Tiveram vários pontos que pudemos discutir. Foi um passo muito importante para a construção de uma CBDA diferente. O resultado para a instituição é magnífico. Você tem mais transparência e governança, trabalhando as pessoas que vão ser diretamente atingidas que são os atletas no futuro”, falou.

A presidente do Sou do Esporte, Fabiana Bentes, também esteve no evento e expôs suas ideias durante as três horas de painel. Ela falou da importância do evento para a gestão no esporte e acrescentou sobre o novo momento da CBDA.

“Tratando-se de CBDA, é ainda mais importante (ter um evento como este). Desde que lançamos o prêmio Sou do Esporte, em 2015, a CBDA era uma instituição que nunca se abriu aos processos de governança e sua própria análise de como está neste processo. Vejo com muito bons olhos essa forma que o presidente Miguel de trazer todos para a mesa, com esse entendimento, mas o processo iniciou e, agora, precisa dar vida”, concluiu.

Mais em Olimpíada