Siga o OTD

Olimpíada

COB fecha acordo de cooperação esportiva com Taiwan

COB fecha acordo de cooperação esportiva com Taiwan
Christian Dawes/COB

Válido até 2022, acordo entre o COB e o Comitê Olímpico de Taiwan prevê intercâmbios de atletas e equipes, entre outras outras ações.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinou um acordo de cooperação esportiva com o Comitê Nacional de Taiwan nesta quarta-feira (7), em PyeongChang, na Coreia do Sul, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018. O objetivo do acordo é desenvolver o esporte de ambos os países, através de intercâmbio de informações, treinadores e atletas.

O presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, esteve presente à assinatura do acordo, o primeiro firmado com outro comitê nacional desde que assumiu, em outubro de 2017. “Agradeço ao Comitê Nacional de Taiwan pela confiança e pelo interesse em firmar essa parceria de cooperação com o COB. Eu espero que os esportistas do Brasil e Taiwan possam se beneficiar deste acordo, em nome do Movimento Olímpico”, afirmou Paulo Wanderley.

Também estiveram presentes à assinatura o chefe da missão brasileira em PyeongChang, Stefano Arnhold, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, Matheus Figueiredo, o gerente de missões do COB, Gustavo Harada; além do presidente do Comitê Olímpico de Taiwan, Lin Hong Dow, o chefe de missão em PyeongChang, Chen Chien Hung, entre outros.

O presidente do Comitê de Taiwan enalteceu a importância do acordo para os dois países e aproveitou para elogiar o sucesso da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Poucas vezes se viu tanta emoção e um povo amante dos esportes como no Rio de Janeiro. Por isso, temos muito o que aprender com vocês”, declarou Hong Dow.

Segundo o acordo, os Comitês trabalharão em conjunto para o intercâmbio de atletas, equipes e treinadores; informações esportivas, de ciências do esporte e antidoping; além de marketing esportivo, entre outras ações. O acordo é válido até 2022.

Mais em Olimpíada