Siga o OTD

Olimpíada

Comissão de Atletas do COB irá eleger 25 membros em agosto

Igualdade de gênero entre os eleitos e limite máximo de dois atletas por esportes são novidades para esta edição da eleição

Comissão de Atletas do COB terá eleições em agosto
Criada em 2009, CACOB atualmente com 19 atletas escolhidos em 2017 (Divulgação/COB)

No mês de agosto, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) organizará uma nova eleição para a sua Comissão de Atletas (CACOB). Os atletas escolhidos exercerão a função visando o ciclo olímpico de Paris-2024. Os 25 integrantes da Comissão serão eleitos a partir de votos computados entre 12h do dia 24 até às 17h do dia 28.

Com o objetivo de representar os atletas olímpicos perante o COB, fortalecendo a interlocução entre entidade e esportistas, a CACOB irá receber as candidaturas dos atletas interessados em fazer parte do projeto entre às 12h do dia 27 de julho até às 12h do dia 3 de agosto.

+ Dirigente do COI é contra Jogos apenas com torcida japonesa

Para se tornar um candidato elegível, o atleta precisa ter participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi-2014 e PyeongChang-2018) ou de Verão (Londres-2012 e Rio-2016). No entanto, desta vez o COB dará ainda outras quatro vagas destinadas à atletas que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.

Além disso, o COB trará outras novidades para a sua próxima comissão. Destaques para a equidade de gênero entre os eleitos (além do mais votado, serão eleitos os 10 homens e 10 mulheres mais votados) e o limite máximo de dois atletas por esporte.

Comissão de Atletas do COB terá eleições em agosto
Comissão de Atletas do COB contará com 25 membros após eleições em agosto (Divulgação/COB)

Cada atleta votante terá direito à três escolhas no pleito: um homem e uma mulher que tenham disputado os Jogos Olímpicos de Inverno ou de Verão imediatamente anteriores à eleição. Além disso, obrigatoriamente um atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012.

Objetivos da comissão

Criada em abril de 2009, a Comissão de Atletas do COB atualmente tem o objetivo de estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico. Além disso, representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Ser o representante dos atletas olímpicos é uma responsabilidade muito grande, mas também uma grande oportunidade. O contato direto com o COB, bem como órgãos internacionais semelhantes, é uma grande chance de adquirir um maior conhecimento sobre a gestão esportiva”, disse o campeão olímpico Rogério Sampaio, diretor-geral do COB. Ele foi integrante da primeira turma da Comissão de Atletas do COB.

Atualmente, a CACOB conta com 19 integrantes eleitos em 2017. São eles: Arthur Zanetti (ginástica artística), Baby Futuro (rugby), Brunno Mendonça (hóquei sobre grama), Duda Amorim (handebol), Emanuel Rego (vôlei de praia), Emerson Duarte (tiro esportivo), Fabi Alvim (vôlei), Fabiana Murer (atletismo), Fabiano Peçanha (atletismo), Hortência Marcari (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Isabel Clark (snowboard), Isabel Swan (vela), Iziane Marques (basquete), Marcelinho Machado (basquete), Poliana Okimoto (maratonas aquáticas), Tiago Camilo (judô), Thiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno).  

Mais em Olimpíada