Siga o OTD

Olimpíada

Thomas Bach confirma candidatura para reeleição no COI

Presidente da entidade desde 2013, alemão não deve ter oposição para pleito marcado para ano que vem

Thomas Bach COI
Thomas Bach está à frente do COI desde 2013 (Fernando Frazao/Agencia Brasil)

Atual presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, confirmou na manhã desta sexta-feira (17) a intenção de se reeleger no cargo por mais quatro anos. A confirmação foi feita durante uma reunião virtual realizada com a presença de diversos dirigentes importantes para o esporte mundial.

“Se vocês, membros do COI, quiserem, estou pronto para concorrer a um segundo mandato como presidente do COI, e a continuar a servir a vocês e ao Movimento Olímpico, o qual todos nós amamos tanto”, disse Thomas Bach.

+ COB inicia Missão Europa preocupado com saúde dos atletas

Presidente da entidade desde 2013, Bach irá concorrer na eleição marcada para o que vem, de acordo com as regras atuais, pela possibilidade de permanecer mais quatro anos no cargo.

Deve vencer

Com a confirmação da participação de Thomas Bach no pleito, a expectativa é de uma vitória tranquila para o alemão. Tanto que a expectativa é de que não haja opositores na eleição. Um dos indicativos que aponta a popularidade do alemão foram os vários elogios proferidos pelos dirigentes presentes na reunião logo após a confirmação da candidatura.

Dentre os pontos destacados pelos presidentes de federações e comitês nacionais, incluindo o brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), presentes no encontro, um dos mais elogiados foi a postura firme adotada por Bach diante da pandemia do coronavírus, que acabou adiando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Vejo esse apoio como incentivo para que eu trabalhe ainda mais no futuro”, declarou Thomas Bach após a rodada de elogios.

Esgrimista

Detentor de uma medalha de ouro na esgrima nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, Thomas Bach assumiu a liderança do COI para suceder o belga Jacques Rogge, que esteve à frente da entidade de 2001 a 2013.

Na ocasião, o ex-esportista alemão superou o porto riquenho Richard Carrión, segundo mais votado, Ng Ser Miang, de Cingapura, o suíço Sergey Bubka e o ucraniano Denis Oswald.

Mais em Olimpíada