Siga o OTD

Paris 2024

Catedral de Notre Dame deve ser restaurada para Paris-2024

Após incêndio em 2019, presidente francês aprovou o planos de restaração, que devem começar no ano que vem, a tempo de terminar para os Jogos

Catedral de Notre-Dame - Paris-2024
Telhado e torre da Catedral foram destruídos em incêndio em 2019 (Wikicommons/Wandrille de Préville)

Depois do trágico incêndio no ano passado, a Catedral de Notre-Dame na capital francesa deve ser restaurada, com seu design original, a tempo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024.

No início deste ano, o presidente da França, Emmanuel Macron, havia prometido restaurar a Catedral de Notre-Dame a tempo de Paris-2024 e agora os planos foram aprovados. A construção está programada para começar no próximo ano.

+França inicia projeto para profissionalização das árbitras

A ideia é restaurar a catedral ao seu último estado “completo, coerente e conhecido”, incluindo a torre. Macron havia sugerido a adição de uma torre de vidro contemporânea à reconstrução, mas ela foi rejeitada.

O incêndio destruiu o telhado e a icônica torra da catedral. E já no ano passado, trabalhadores se dedicaram, assim, a limpar resíduos perigosos de chumbo liberados no acidente.

Catedral antes do incêncio (Wikicommons)

O trabalho de restauração, no entanto, enfrentou atrasos devido à pandemia de coronavírus, com a França entrando em um lockdown em março. Apesar disso, Macron disse que faria de tudo para garantir que Notre-Dame esteja pronta para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O COI (Comitê Olímpico Internacional), inclusive, doou cerca de € 500 mil (aproximadamente R$ 3 milhões) para garantir que Notre-Dame fosse restaurada a tempo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na capital francesa.

Mais em Paris 2024